Charles III é oficialmente proclamado rei em Londres

O processo ocorre a apenas dois dias da morte da rainha Elizabeth II e formaliza a ascensão ao trono já feita na quinta-feira

ANSA Brasil

Publicidade

LONDRES, 10 SET (ANSA) – Em uma longa cerimônia na manhã deste sábado (10), o Conselho de Ascensão do Reino Unido proclamou oficialmente Charles III como novo rei do país. A proclamação ocorreu no Palácio de Buckingham e, pela primeira vez na história, foi transmitida pela televisão.

O processo ocorre a apenas dois dias da morte da rainha Elizabeth II e formaliza a ascensão ao trono já feita na quinta-feira (8), quando Charles assumiu o posto da mãe.

Em um breve discurso, Charles III fez mais uma homenagem a sua mãe, que definiu como uma pessoa “sem comparação pela duração e devoção ao serviço” e prometeu novamente “servir o país com lealdade e seguindo os conselhos do Parlamento”.

Continua depois da publicidade

“Estou profundamente consciente desta grande herança da minha mãe, dos deveres e das enormes responsabilidades do soberano que me foram transmitidas”, disse em tom semelhante ao seu primeiro discurso à nação.

O Conselho de Ascensão só se reúne em ocasiões como essa e é composto por cerca de 200 membros, incluindo figuras da corte, membros do governo, como a primeira-ministra Liz Truss, e do Parlamento e veteranos da política britânica – incluindo todos os seis ex-premiês ainda vivos do país: Boris Johnson, Theresa May, David Cameron, Gordon Brown, Tony Blair e John Major.

Quem presidiu a cerimônia foi a ministra Penny Mordaunt, usando as vestes de presidente do Conselho. A política “formalizou a triste notícia da morte de nossa magnânima rainha Elizabeth II”.

Continua depois da publicidade

Ao fim do encontro, os membros do grupo foram para uma reunião privada com Charles III.

Neste sábado, o novo rei ainda fará um aceno ao povo e terá uma série de reuniões formais com líderes do governo, incluindo um segundo encontro com Truss.

Charles III assume o trono aos 73 anos, sendo a pessoa mais velha a assumir a função na história do Reino Unido.

Continua depois da publicidade

Em pronunciamento nesta sexta-feira (9), o monarca ainda oficializou que seus títulos foram repassados para o filho primogênito, William, como no caso da função do príncipe de Gales – sua esposa, Kate, assume o título de princesa de Gales, que estava vago desde a morte da primeira esposa do rei, Diana, há 25 anos. (ANSA).