Brasil melhora em ranking de inflação e sai do 4° para o 8° lugar

Confirmação de segunda deflação seguida do IPCA motivou recuperação; Turquia lidera ranking, seguida por Argentina e Rússia

Roberto de Lira

(Foto: Getty Images)

Publicidade

O Brasil saiu das primeiras posições do ranking de inflação entre as principais economias do mundo. De acordo com dados compilados pela Bloomberg, o país saiu do quarto lugar da lista em agosto (com dados referentes a julho) para o 8° posto em setembro (que considera os índices de agosto).

O País conseguiu se afastar das primeiras posições do ranking de 23 países após registrar o segundo mês seguido de deflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), especialmente por conta de redução nos preços dos combustíveis.

Com isso, a taxa caiu para 8,73% em 12 meses até agosto, depois de ter permanecido em 10,07% até o mês anterior.

Ebook Gratuito

Como analisar ações

Cadastre-se e receba um ebook que explica o que todo investidor precisa saber para fazer suas próprias análises

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Leia mais: Entenda como o aumento da taxa de juros nos EUA atinge a economia brasileira

A outra causa da queda do Brasil no ranking de inflação foi a aceleração dos preços ao consumidor nas principais economias europeias – 16 dos 20 membros do G20 já divulgarem a inflação do mês passado.

A inflação acumulada nos 12 meses até agosto na Zona do Euro chegou a 9,1%, segundo dados divulgados pelo escritório de estatísticas da União Europeia, o Eurostat, na última sexta-feira (16). É a taxa mais alta desde a criação do euro em 1999.

Continua depois da publicidade

Reino Unido (9,9%), Itália (9,1%) e Alemanha (8,8%) aparecem à frente do Brasil no ranking. A Turquia continua firme no topo, com inflação de 80,2%, seguida pela Argentina, com 69,2%, e a Rússia, com 14,3%.

No centro do ranking, aparecem os Estados Unidos, que na semana passada anunciaram que o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) acumulado em 12 meses ficou em 8,3%.

Especialistas ouvidos pela Bloomberg atribuíram a melhor posição do Brasil no ranking ao trabalho do Banco Central, que iniciou cedo o ciclo de alta de juros, e às medidas adotadas pelo governo federal para reduzir o custo dos combustíveis.

Continua depois da publicidade

(Com agências)