EUA

Ata do Fomc vê política monetária atual como apropriada em meio aos riscos para a economia

Na última reunião, Federal Reserve manteve juros entre 1,5% e 1,75% e indicou que não haveria mudança em 2020

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Os integrantes do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) destacaram na ata da última reunião do dia 29, em que manteve os juros entre 1,5% e 1,75%, que a política monetária atual está apropriada no momento, enquanto há riscos domésticos e globais que poderiam desacelerar a maior expansão dos Estados Unidos já registrada.

“Os integrantes discutiram como manter a política atual por um tempo, o que poderia ser útil para dar suporte à economia e para o emprego nos EUA”, avaliaram no documento.

A ata mostrou uma ampla discussão de como atingir a meta inflação de 2% ao ano e como adaptar a política para combater os riscos à estabilidade financeira.

Aprenda a investir na bolsa

A expectativa de manutenção ocorre em um cenário em que o mercado financeiro precifica pelo menos um corte este ano. Ao chegar na decisão do último dia 29 de janeiro de manter os juros, os membros do Comitê observaram que as perspectivas para a economia haviam melhorado desde a reunião anterior, de dezembro.

Eles também fizeram menção aos possíveis efeitos do coronavírus para a economia. Contudo, vale ressaltar, a doença só tinha começado a se tornar uma questão nos poucos dias anteriores à reunião.

“A expectativa é de crescimento econômico em ritmo moderado, apoiado por condições monetárias e financeiras acomodatícias”, disse a ata. “Além disso, algumas incertezas comerciais diminuíram recentemente e houve alguns sinais de estabilização no crescimento global. No entanto, as incertezas permaneceram, incluindo as colocadas pelo surto do coronavírus”.

Invista melhor seu dinheiro: abra uma conta gratuita na XP