Rodobens: como uma pequena concessionária virou um império automotivo, financeiro e imobiliário

Waldemar Verdi Júnior fala sobre a história de mais de 70 anos das Empresas Rodobens, e sobre como lidar com diversas gerações no negócio

Mariana Fonseca

Publicidade

SÃO PAULO – Aluguel, compra e venda de veículos. Consórcios, seguros e financiamentos. Por fim, até mesmo a venda de imóveis. Esses são alguns dos negócios das Empresas Rodobens, um dos maiores grupos empresariais do Brasil. Essa história começou há mais de setenta anos. O empreendedor Waldemar Verdi criou negócios desde que tinha 15 anos de idade, começando com a venda de vassouras no interior de São Paulo. O início da Rodobens foi uma pequena concessionária de caminhões. O filho Waldemar Verdi Júnior entrou para o negócio como vendedor e se tornou sócio depois de vender um Fusca para apostar na ideia de oferecer consórcios para caminhões.

Apenas a frente de negócios automotivos e financeiros gerou R$ 10,3 bilhões em negócios nos primeiros nove meses de 2021. Já a RNI Rodobens (RDNI3), vertical de empreendimentos imobiliários, teve vendas brutas de R$ 620 milhões no mesmo período. A história completa das Empresas Rodobens é tema do episódio 108 do podcast Do Zero Ao Topo. É possível seguir o programa e escutar a entrevista completa por meio das plataformas de áudio ApplePodcastsSpotifyDeezerSpreakerGoogle PodcastCastboxAmazon Music e outros agregadores do país.

Waldemar Verdi Júnior, que hoje é presidente do conselho de acionistas da Rodobens, fala neste episódio sobre a vida empreendedora de seu pai, até a entrada no ramo automotivo, e sobre como foi sua chegada ao negócio. Também compartilha as estratégias que fizeram as Empresas Rodobens crescerem ao longo das décadas. Por fim, discute temas como a aposta no Centro-Oeste; o investimento em marketing durante a crise; diversificar negócios sem perder o foco; e lidar com a participação de diversas gerações no negócio.

Continua depois da publicidade

“A gente conhece as empresas familiares no país, e sabemos que os casos de insucesso são maiores do que os de sucesso. (…) Já tem mais de 20 anos que nunca mais tivemos uma pessoa da família na gestão, apenas no conselho de acionistas”, contou Waldemar Verdi Júnior no podcast. “Nossos executivos, e muitos vinham fazendo suas vidas dentro do grupo, sentiram-se extremamente valorizados e perderam o temor de serem substituídos por alguém despreparado ou até mesmo incompetente.”

Sobre o Do Zero ao Topo

O podcast Do Zero ao Topo traz, a cada semana, um empresário de destaque no mercado brasileiro para contar a sua história, compartilhando os maiores desafios enfrentados ao longo do caminho e as principais estratégias utilizadas na construção do negócio. O programa já recebeu nomes como André Penha, cofundador do QuintoAndar; David Neeleman, fundador da Azul; José Galló, executivo responsável pela ascensão da Renner; Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos; Artur Grynbaum, CEO do Grupo Boticário; Sebastião Bonfim, criador da Centauro; e Edgard Corona, da rede Smart Fit.

Mariana Fonseca

Subeditora do InfoMoney, escreve e edita matérias sobre empreendedorismo, gestão e inovação. Coapresentadora do podcast e dos vídeos da marca Do Zero Ao Topo.