QuintoAndar lança operação no México, de olho em expandir vertical de aluguel

Para Gabriel Braga, cofundador do QuintoAndar, expansão mexicana é ampliação da atividade principal da empresa

Mariana Fonseca

Benvi, marca do Quinto Andar (Divulgação)

Publicidade

Os investimentos foram reduzidos e as demissões aumentaram em algumas startups brasileiras. O QuintoAndar não foi exceção, reduzindo o quadro de funcionários em 4%. Mas essas demissões não significam que a empresa parou novos projetos. Nesta terça-feira (21), a startup anunciou que levará o modelo de negócio ao México.

O QuintoAndar tem uma plataforma de compra, venda e aluguel de imóveis. Na locação, alguns de seus diferenciais são ausência de fiador, contratos assinados sem depósito, garantia de pagamento ao locatário mesmo com atraso ou inadimplência do inquilino, e proteção contra eventuais danos ao imóvel. No Brasil, a startup tem R$ 90 bilhões em ativos sob administração. São 175 mil contratos ativos de aluguel, espalhados por 75 cidades. Já na frente de compra e venda de imóveis, são mais de 1.000 propriedades vendidas mensalmente.

A expansão mexicana foi anunciada em agosto de 2021, depois que o unicórnio captou um investimento de US$ 120 milhões. A escolha pelo país se deu por conta da similaridade entre os dois mercados imobiliários, tanto em tamanho quanto em problemas enfrentados por inquilinos e locatários.

Continua depois da publicidade

“Estamos só no começo do atendimento ao mercado brasileiro, mas também olhamos para outros países que tenham dores similares. No México, a informação para encontrar um imóvel também é fragmentada, assim como é difícil para o inquilino arrumar garantias e para o proprietário ficar seguro sobre o pagamento do aluguel e sobre a conservação do seu imóvel”, afirma Gabriel Braga, cofundador do QuintoAndar, ao Do Zero Ao Topo, marca de empreendedorismo do InfoMoney.

Mais um passo foi dado dezembro do mesmo ano, quando o QuintoAndar adquiriu o Grupo Navent, focado em soluções imobiliárias e dono de marcas como ImovelWeb. Além do Brasil, o Navent atua em países como Argentina, Equador, Panamá, Peru e o próprio México.

Desde essa aquisição, o QuintoAndar assumiu a operação do site mexicano de classificados Inmuebles24. Agora, o QuintoAndar entrará com seu próprio modelo de negócio por meio da marca recém-criada Benvi. O Inmuebles servirá como um canal de divulgação para a Benvi, já que a nova marca também colocará seus imóveis para alugar dentro do site de classificados.

O aplicativo já está recebendo cadastro de proprietários mexicanos. Nos próximos dias, deve começar a funcionar para os potenciais inquilinos.

A marca Benvi poderá ser usada para outros mercados na América Latina. “O México amplia bastante nosso mercado de atuação e abre o caminho para outros países. Mas por enquanto estamos focados em fazer nosso modelo funcionar no nosso primeiro país para além da nossa origem. Os próximos meses serão dedicados para deixar a experiência do cliente, do corretor, da imobiliário e de outros agentes do mercado redonda. Só depois vamos acelerar”, diz Braga.

Um dos planos é deixar que imobiliárias parceiras coloquem seus imóveis no site e também ofereçam aluguéis da Benvi aos seus clientes – o modelo já funciona por aqui, pelo nome “Rede QuintoAndar”.

Investidores de capital de risco estão frisando que startups devem focar neste momento no core: as atividades principais, que de fato trazem receita. Começar uma operação em um novo país parece ir contra o conselho. Mas, para Braga, a expansão mexicana representa uma ampliação da atividade principal do QuintoAndar.

“A expansão reforça nosso produto de aluguel, com uma proposta única. É uma oportunidade estudada faz tempo e o como vamos fazer também é importante. Temos um investimento bem ponderado e um foco de entender o cliente e validar hipóteses. O mercado incentiva esse tipo de atuação e é assim que estamos seguindo nesse projeto. Vamos investir gradualmente. Não vamos despejar dinheiro em marketing para acelerar uma operação que não está madura.”

Mariana Fonseca

Subeditora do InfoMoney, escreve e edita matérias sobre empreendedorismo, gestão e inovação. Coapresentadora do podcast e dos vídeos da marca Do Zero Ao Topo.