Conteúdo oferecido por

Por que a LCI e a LCA são investimentos muito mais rentáveis que a poupança

Veja quanto dinheiro você perde quando investe na caderneta ou em produtos bancários pouco rentáveis

Equipe InfoMoney

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Se você ainda mantém seu dinheiro parado na caderneta de poupança, saiba que está deixando de ganhar muito. Investindo nas Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e nas Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) você poderia ter um rendimento até 75% maior que na poupança. A LCI e a LCA são instrumentos de renda fixa que têm atraído milhares de investidores brasileiros nos últimos anos por conta da segurança, da elevada rentabilidade e da isenção de Imposto de Renda para pessoas físicas.

Uma LCI ou LCA que paga 100% do CDI rende 75% mais que a poupança, considerando o CDI atual de 14,13% ao ano e um retorno anual da poupança de 8,09%. Além disso, assim como a poupança, essas aplicações também contam com a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) para investimentos de até R$ 250.000. Isso significa que em caso de insolvência do banco emissor, o cliente tem a garantia de que irá receber até esse valor de volta e não terá prejuízo desde que respeite esse limite.

Há algum tempo o governo estudou passar a taxar com o IR as aplicações em LCA e LCI, mas, como não conseguiu aprovar a medida no Congresso, esses ativos continuam sendo um investimento seguro, rentável e isento de impostos.

As LCA e LCI só tem uma desvantagem em relação à poupança: não há liquidez diária, já que, por determinação do governo, o prazo mínimo de investimento deve ser de três meses. Mas a liquidez não deve ser vista como um impeditivo. A dica é casar o prazo de vencimento do papel com a data em que o dinheiro será usado. Se você planeja comprar um carro daqui a um ano, por exemplo, invista em uma LCA ou LCI com prazo de vencimento em um ano porque você receberá juros maiores como prêmio ao abrir mão da liquidez.

Para saber mais sobre as taxas de juros que você pode receber dos bancos para investimentos em CDB, LCI e LCA, clique aqui, conheça o nosso comparador de renda fixa e escolha a melhor aplicação para você.

Se você já é cliente da XP Investimentos, não perca a oportunidade de começar a investir agora mesmo. Caso ainda não seja, ABRA SUA CONTA AQUI