Em conteudo-patrocinado

Empresa oferece contratação de energia 100% renovável em modelo inédito no mercado

IBS Energy iniciou a construção da Termelétrica Cidade do Livro, em Lençóis Paulista (SP)

As empresas que participam do mercado livre de energia já experimentam as vantagens de ter acesso a opções mais competitivas de compra de energia e, assim, conseguem obter melhores condições de preços, além da possibilidade de escolher entre várias fontes, inclusive as renováveis.

Neste cenário, a IBS Energy, uma das principais gestoras estratégicas de energia no país, iniciou a construção da Termelétrica Cidade do Livro, em Lençóis Paulista (SP), para a produção de energia certificada, 100% limpa e renovável à base de biomassa, com modelo de contratação inédito no mercado: venda de cotas atrelada a um contrato de opção. As empresas terão lastro de energia, com flexibilidade no exercício da opção e preços garantidos por período inicial de 10 anos. Com formato inovador, a proposta de negócio tem modelagem financeira capaz de gerar uma Taxa Interna de Retorno (TIR) estimada entre 11 e 12%.

A Termelétrica Cidade do Livro tem previsão de gerar energia limpa a partir do segundo semestre de 2021. O projeto entregará energia incentivada 50, possibilitando a troca por créditos de carbono no mercado internacional. A capacidade de geração é de 50 MWm (megawatts-médios), com consumo de 650 mil toneladas de cavaco de madeira por ano, operando 8.300 horas anualmente.

O projeto oferece às empresas a possibilidade de planejar seu consumo nos próximos anos, com preços previamente conhecidos, sem ficar suscetível à alta nas tarifas do mercado cativo, diante da ameaça de escassez de energia para os próximos anos.

Em 25 de outubro de 2018, foi realizado o primeiro leilão eletrônico para a compra de cotas. Clique aqui para saber mais sobre o projeto e novas oportunidades de participação.

Sobre a biomassa

Dados da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) revelam que o estado de São Paulo foi o maior produtor de energia proveniente da queima da biomassa ao longo de 2017, sendo o cavaco de madeira um dos combustíveis mais utilizados para a geração.  A região de Lençóis Paulista, escolhida para a instalação da Termelétrica Cidade do Livro, concentra 320 mil hectares de área de reflorestamento, quantidade superior à demanda de cavaco de madeira para a usina. 

 

 

Contato