Conteúdo oferecido por

COE: investimento que permite acessar ativos internacionais com garantia de taxa pré-fixada

Investimento versátil, barato e seguro; conheça mais sobre os Certificados de Operações Estruturadas

Equipe InfoMoney

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

As notas estruturadas ou Certificados de Operações Estruturadas (COE), como são chamados aqui no Brasil, facilitam o acesso a mercados internacionais, com ou sem risco cambial. Apesar de serem negociados no País há apenas dois anos, esse produto já conquistou o investidor brasileiro, sendo que somente em 2015 foram emitidos mais de 74 mil certificados, chegando a um estoque de R$ 7,7 bilhões.

Uma das principais vantagens desse produto é que algumas estruturas oferecem uma taxa pré-fixada. Isso significa que mesmo que o ativo ao qual o COE está atrelado tenha um desempenho nulo ou negativo, o investidor irá receber seu capital investido mais essa taxa.

Como funciona

Vamos supor uma estrutura que paga 16.50%, mais a variação do S&P500 para 3 anos. Caso o índice suba 20%, o investidor irá ganhar 36, 50% em reais ao final do prazo estabelecido. Se o S&P cair ou permanecer estável, o ganho será igual a taxa, ou seja, 16,50%. Mas o índice pode ter um resultado excelente e registrar uma alta de 100%, por exemplo. Neste caso, o investidor irá receber 116,50% do capital investido.

A partir de R$ 15 mil reais já é possível investir em um COE ligados a diversos ativos internacionais com ouro, petróleo, ações, índices e ETFs. Para investir em COE é preciso ter conta em algum banco que emita o certificado ou em uma corretora que distribua este produto. Na hora de escolher o emissor do COE, dê prioridade aos grandes bancos, já que o produto não tem garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Escolha um COE com o indexador que mais se adequa às suas necessidades ou que você acredita que pode trazer o maior retorno.

Para saber mais sobre esses investimentos, acesse nossa página completa sobre COE