Escolher assento no avião e reservar restaurantes pelo WhatsApp? Veja como funciona o Flows

Banco Pan e Consórcio Magalu estão com recurso em fase de testes; clientes poderão fazer compras e ter assessoria sem precisar sair da conversa

Equipe InfoMoney

(Getty Images)
(Getty Images)

Publicidade

Nesta quarta-feira (20), o WhatsApp anunciou o Flows, novo recurso para monetizar o app e ser utilizado entre pessoas e empresas no aplicativo.

A funcionalidade oferecerá às empresas que utilizam o WhatsApp Business a capacidade de criar ofertas personalizadas para seus clientes dentro do app de mensagens, como a possibilidade de fazer check-in e escolher um assento em um avião, marcar compromissos médicos, reservar mesas em restaurantes ou adquirir produtos e serviços — tudo sem precisar visitar um site ou mudar para outro aplicativo.

Para isso, as empresas poderão ativar interfaces específicas desses serviços e/ou produtos dentro do app. O recurso Flows será liberado para empresas de todos os setores, como bancos, serviços de entrega de comida, marcas de comércio eletrônico e companhias aéreas.

Continua depois da publicidade

“Negócios pelo aplicativo é uma prioridade da Meta. Esse novo recurso faz parte de uma série de investimentos em experiências conversacionais no WhatsApp, combinando os aspectos de conexão humana com a escala e a conveniência que a tecnologia possibilita”, afirma Nikila Srinivasan, vice-presidente de business messaging na Meta.

A novidade foi anunciada no Meta Conversations 2023, realizado em Mumbai, na Índia, nesta quarta. O país, assim como o Brasil, é um dos maiores mercados do WhatsApp e funciona como uma espécie de laboratório de testes para novidades.

(Reprodução/WhatsApp)

Como vai funcionar?

O Flows promete simplificar a tomada de decisão do usuário ao apresentar escolhas claras e diretas em telas dentro do aplicativo.

Continua depois da publicidade

Quem planeja uma viagem, por exemplo, conseguirá, sem sair da conversa com a companhia aérea, ver o layout da aeronave e selecionar o assento que melhor atenda às suas necessidades (foto acima) — uma atividade que costumava levar minutos, poderá ser concluída em segundos.

“Em nossos primeiros testes, ouvimos de empresas de vários setores como esse recurso será uma virada de jogo para seus negócios e permitirá que elas façam mais com seus clientes sem precisar sair de uma conversa no WhatsApp, onde as pessoas e empresas fazem negócios”, destaca Srinivasan, da Meta.

Testes no Brasil

Por enquanto, o recurso está sendo testado por parceiros selecionados e em breve deve ser expandido para mais empresas.

Continua depois da publicidade

Entre as empresas brasileiras que estão desenvolvendo novos casos de uso baseados no Flows estão:

Segundo o WhatsApp, a ferramenta, presente na etapa de oferta, proporcionou maior agilidade e conversão na contratação. “Como próximos passos, o cliente terá acesso a uma visualização simplificada de itens no carrinho de compras, podendo alterar as opções com apenas um toque”, diz o comunicado do app de mensagens.

“Para quem já possui consórcio, o cliente poderá fazer o login e gerenciar todo o seu plano como boletos e ofertas de lances de forma segura e autenticada, tudo sem sair da conversa do WhatsApp. Por enquanto, essa funcionalidade do Consórcio Magalu está disponível para celulares que têm o sistema operacional Android”, explica o WhatsApp em nota.

Continua depois da publicidade

Veja outro exemplo:

(Reprodução/WhatsApp)

Selo de verificação

Outra novidade anunciada nesta quarta (20) foi que o selo de verificação “Meta Verified” será expandido para negócios no Instagram, Facebook e WhatsApp.

Hoje, apenas algumas empresas possuem o selo. Os testes no Facebook e Instagram iniciarão nas próximas semanas em mercados selecionados.

Continua depois da publicidade

Testes no WhatsApp começarão nos próximos meses, inicialmente para pequenas empresas e, no futuro, também para grandes empresas.