Publicidade
SÃO PAULO – Tramita na Câmara dos Deputados a proposta que proíbe o uso de veículos de lâmpadas halógenas xenon, de cor azulada, e de xenônio com potência de 60 Watts.
O PL 4.225/08, do deputado Carlos Santana (PT-RJ), tem por objetivo evitar acidentes, já que essas lâmpadas podem ofuscar condutores e causar combustão na parte elétrica do veículo, por conta de sua potência.
Risco de incêndio
“A lâmpada halógena xenon tem potência de aproximadamente 100 Watts, enquanto uma lâmpada normal de farol tem até 60 Watts. Essa potência pode provocar incêndio na parte elétrica e derretimento da lente do farol”, explica o autor da proposta.
Planejamento financeiro
Baixe gratuitamente!
O projeto ainda mantém a autorização para uso de lâmpadas de xenônio abaixo de 60 Watts. Santana lembra que as lâmpadas de xenônio funcionam a partir da mistura de gases e utilizam reatores, comparados aos usados pela iluminação pública.
Tramitação
Conforme informou a Agência Câmara, o texto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Viação e Transportes e de Constituição e Justiça e de Cidadania, sem necessidade de seguir para o plenário.