Transferir titularidade de carro em até 21 segundos? Veja como funciona em SP

Processo do Detran-SP é o 1º do país com todas as etapas de transferência totalmente online

Giovanna Sutto

Publicidade

O processo de Transferência Digital de Veículos (TDV) do Detran pode demorar segundos. Há registros da emissão do documento em nome do comprador em até 21 segundos. O processo foi lançado em março e tem a meta de reduzir o peso da burocracia no trâmite.

São Paulo é o primeiro estado brasileiro a oferecer todas as etapas da transferência de veículos totalmente eletrônica, com as validações no mesmo acesso, sem intermediários e sem a necessidade da presença em cartório. 

Todo o processo que envolve a mudança de propriedade acontece em cerca de cinco minutos, sendo que a emissão do documento em nome do comprador pode ser feita em segundos em 21 segundos.

Continua depois da publicidade

Para isso, basta realizar previamente a inspeção do veículo numa empresa credenciada de vistoria (ECV) – como também acontece no processo tradicional. Antes da digitalização do serviço, o prazo para a conclusão do processo era de três a dez dias úteis, incluindo a análise da documentação remetida pelo proprietário via site do Detran-SP.

Essas transações podem ser feitas também fora do horário comercial (6h às 22h) e aos finais de semana.

“A oferta da transferência digital de propriedade de veículos integra a lista de avanços do Detran-SP resultantes do processo de transformação digital, uma das principais diretrizes da autarquia, implantadas desde janeiro de 2023”, explicou, por nota, o Detran.

Continua depois da publicidade

Na primeira fase, as TDVs podem ser realizadas apenas entre pessoas físicas e somente para veículos com documento digital e inspeção veicular realizada nos últimos 60 dias. As operações são feitas pelo aplicativo Poupatempo. Informações sobre o passo a passo podem ser obtidas no site do Detran.

O novo formato também dispensa a ida ao cartório, pois já permite a realização da autenticidade digital. Além disso, no próprio ambiente do aplicativo, já é possível fazer o pagamento da taxa de transferência via Pix, assim como a quitação de eventuais débitos pendentes do veículo, via intermediação da Secretaria da Fazenda e Planejamento no ambiente do aplicativo.

Segundo o Detran, a segurança está garantida ao vendedor e ao comprador por conta da conferência online de eventuais pendências em relação ao veículo durante a transação eletrônica. “Ao final da operação, ambos já serão certificados sobre a conclusão da transferência com êxito, para a emissão dos novos documentos”, diz o departamento.

Publicidade

Como fazer?

A TDV está disponível no app do Poupatempo, na aba Transferir Propriedade de Veículos, para os sistemas Android e IOS.

O processo é válido para vendedores e compradores que possuem a conta gov.br nos níveis prata ou ouro e, por enquanto, serve para transferências de propriedade entre pessoas físicas de veículos que já tenham o CRV- e em formato digital, dentro do território estadual.

No anúncio da medida, Eduardo Aggio, diretor-presidente do Detran-SP, explicou que a iniciativa integra o pacote de medidas de transformação digital e automação para oferta de melhores serviços. “Todas as melhorias que estamos implantando no Detran-SP consideram o avanço tecnológico, a economia de recursos físicos e de mão de obra e, principalmente, a facilidade e a agilidade no atendimento”, enfatiza.

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.