SP: ruídos fora do padrão reprovam carros em inspeção veicular deste ano

Os veículos que forem aprovados na medição de gases e reprovados na de ruídos não receberão o selo e deverão fazer nova inspeção

SÃO PAULO – A inspeção veicular ambiental tem uma novidade neste ano: a inspeção de ruído será item de reprovação. Os veículos registrados na cidade de São Paulo que forem aprovados na medição de gases e reprovados na de ruídos não receberão o selo e deverão retornar para uma nova inspeção completa.

A análise de ruído começa na pré-inspeção visual, quando é verificado se há alguma anormalidade que possa causar a emissão excessiva de ruído. Depois, será realizada uma análise auditiva para verificar se o veículo apresenta timbres ou níveis de ruído considerados fora do padrão. Caso seja detectado algum problema, o veículo será encaminhado para a medição com o MNS (medidor de nível sonoro).

Somente os veículos que forem aprovados na inspeção de poluentes serão encaminhados para a medição de ruídos, isso se houver necessidade.

Os níveis de ruído variam conforme o tipo do veículo e são informados pelas montadoras.

Inspeção
A inspeção de veículos com placa final 1 começou na terça-feira (1). Os proprietários desses veículos têm até o dia 31 de abril para realizar a inspeção.

Desde quarta-feira (2), os proprietários de veículos com placa final 2 podem agendar a inspeção, que começa no dia 3 de março e termina em 31 de maio. O valor da tarifa de serviço é de R$ 61,98.