Publicidade
SÃO PAULO – Tornou-se mais comum entre as famílias brasileiras a manutenção de telefonia celular em casa, em vez da fixa. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, divulgada nesta sexta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que 27,7% dos domicílios tinham apenas aparelhos móveis em 2006, proporção que, em 2005, era de 23,5%.
Conforme o estudo, o quadro repetiu-se em todas as regiões, com destaque para o aumento de domicílios apenas com celular na região Norte (de 27,2% para 34,7%). De uma maneira geral, o acesso ao telefone – seja fixo ou móvel – aumentou de 71,6% para 74,5%.
Diferenças regionais
Técnicos do IBGE explicaram, no documento de divulgação do estudo que, entre 2001 e 2006, o forte crescimento, em todas as regiões, dos percentuais de domicílios com telefone causou redução das diferenças regionais no que se refere a esse serviço.
InfoMorning
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro
Em 2001, o percentual, por exemplo, na região Nordeste (35,9%) era praticamente metade daquele do Sudeste (70,6%). Em 2006, o Sudeste, o Sul e o Centro-Oeste apresentaram percentuais superiores a 80%; o Norte urbano, de 70,2%; e o Nordeste, de 53,6%.
Acesso a computador
Por outro lado, os especialistas afirmaram que a existência de computador em 22,1% das casas brasileiras, assim como o acesso à internet – cuja proporção caiu para 16,9% – mostram “fortes desigualdades regionais”.
Para se ter uma idéia, no Sudeste os percentuais eram de 29,2% e 23,1%, respectivamente, em torno de três vezes mais do que os dados do Norte (9,8% e 6%) e do Nordeste (9,7% e 6,9%).