Site de comparação de tarifas bancárias registra recorde em dezembro

Com ferramenta de comparação, o Star, da Febraban, registrou aumento de 300% no número de acessos

SÃO PAULO – Com a possibilidade de os consumidores compararem os preços dos pacotes de serviços bancários, o número de acessos ao Star (Sistema de Divulgação de Tarifas e Serviços Financeiros), da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), cresceu mais de 300% em dezembro do ano passado.

Desde o dia primeiro daquele mês, é possível comparar os preços de 71 pacotes oferecidos pelos 14 maiores bancos do País (Bradesco, Citibank, Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Banrisul, Indusval, Itaú, Mercantil do Brasil, Safra, Santander, Banestes, BRB, Caixa Econômica Federal e HSBC).

Dessa forma, fornecimento de folha de cheque, segunda via de cartão de crédito e confecção de cadastro para início de relacionamento podem ser comparados por meio do sistema, que permite a pesquisa de pacotes por valores e também por palavras-chave, como “especial”, “simples” ou “básico”.

Com a nova ferramenta, o número de acessos ao Star passou de 125 mil registrados em dezembro de 2009 para 527 mil registrados no mês passado. Ao todo, o sistema da Febraban registrou 2,7 milhões de acessos, número considerado recorde pela federação.

Star
O Star (www.febraban-star.org.br) foi lançado há três anos, com o objetivo de contribuir para a transparência dos serviços bancários. Na primeira fase, que foi ao ar em setembro de 2007, o sistema disponibilizava aos clientes a possibilidade de comparar as 46 tarifas mais utilizadas por pessoas físicas em 30 instituições, além de consultar a legislação a respeito.

Na segunda etapa, lançada em abril de 2008, o serviço passou a oferecer também os pacotes padronizados criados pelo Banco Central – Resolução 3.518.

Já na terceira fase, lançada em dezembro, o Star passou a incorporar também a comparação dos pacotes oferecidos pelas instituições, beneficiando, desta forma, os clientes e estimulando a concorrência no setor.