Sem cobrança extra: contas de luz terão bandeira tarifária verde em janeiro

Bandeira verde reflete cenário mais favorável para a geração de energia no país, com menor necessidade de despacho de usinas termelétricas, disse a Aneel

Reuters

A conta de luz e energia pode ficar mais cara e pesar no bolso do consumidor (Imagem gerada com auxílio IA/Leonardo Albertino)
A conta de luz e energia pode ficar mais cara e pesar no bolso do consumidor (Imagem gerada com auxílio IA/Leonardo Albertino)

Publicidade

A bandeira tarifária nas contas de energia elétrica será verde em janeiro, sem cobrança adicional aos consumidores, anunciou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta terça-feira.

O acionamento da bandeira verde no primeiro mês de 2026 reflete um cenário mais favorável para a geração de energia no país, com menor necessidade de despacho de usinas termelétricas, apontou a agência reguladora.

“Nesse período chuvoso estamos com chuvas abaixo da média histórica. Contudo, em novembro e dezembro houve no país, de um modo geral, uma manutenção do volume de chuvas e do nível dos reservatórios das usinas, e em janeiro de 2026 não será necessário despachar as usinas termelétricas na mesma quantidade do mês anterior”, disse a agência em comunicado.

Planejamento financeiro

Baixe gratuitamente!

Em dezembro vigora a bandeira tarifária amarela, que impõe aos consumidores um custo adicional de R$1,885 a cada 100 KW/h consumidos.