Samsung processa Ericsson por questão de patentes

A empresa sueca ganhou US$ 938 milhões com acordos de patentes em 2011

Publicidade

SÃO PAULO – A Samsung está processando a Ericsson por violar patentes de sete de seus produtos. A queixa foi apresentada à ITC (Comissão Internacional de Comércio dos Estados Unidos). A empresa pede a proibição de importação e venda de alguns produtos da concorrente.

De acordo com a BBC News, em contrapartida, a Ericsson também afirma que a Samsung infringiu suas patentes. A empresa sueca tinha um acordo com a sul-coreana, no qual a Samsung permitia o uso de várias tecnologias patenteadas, no entanto, ambas não conseguiram renovar o acordo.

A Ericsson afirma que a Samsung quer reduzir a taxa que paga para licenciar as patentes, enquanto a Samsung alega que a taxa exigida pela outra empresa é muito alta. “Sob tais circunstâncias, não temos escolha a não ser tomar as medidas necessárias para proteger a empresa”, disse a Samsung em comunicado.

Continua depois da publicidade

Patentes
A Ericsson possui milhares de patentes de tecnologias utilizadas na comunicação e ganhou US$ 938 milhões, no ano passado, com mais de 100 acordos de licença com empresas do setor. No entanto, segundo a publicação, a forte concorrência tem levado as empresas a adotarem uma postura de proteção sobre suas patentes.