Remessa ao exterior pode ficar mais rápida e barata

CMN aprovou constituição no Brasil de banco e corretora Western Union, que fará remessa sem necessidade de outras instituições para o exterior

Publicidade

SÃO PAULO – O CMN (Conselho Monetário Nacional) aprovou nesta quinta-feira (29) a constituição do Banco Western Union do Brasil e de uma corretora com o mesmo nome, o que deve facilitar o envio de recursos ao exterior.

A nova instituição, que já atuava em conjunto com o Banco do Brasil, passará a fazer esse tipo de atividade diretamente no País, caso a medida indicada pelo CMN seja aprovada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com o chefe do departamento de Organização do Sistema Financeiro do Banco Central, Luiz Edson Feltrim, existe uma demanda muito grande para que se facilite a remessa de recursos ao exterior.

Questão bancária
“Os bancos brasileiros não têm uma capilaridade que tem o Western Union no exterior, que tem uma presença exponencial em todos os países”, disse Feltrim, segundo a Agência Brasil.

Ainda segundo ele explicou, poderá haver redução dos custos e agilidade nas operações, já que as remessas não precisarão passar por uma outra instituição financeira.

“Será direto do Western Union para o Western Union no Brasil. Em quatro ou cinco anos, eles pretendem ter cerca de 3 mil pontos no país”, destacou.