Reajuste de tarifas da telefonia fixa pode ser definido nesta semana

Fator de redução de 2,92% pode compensar inflação da telefonia, que ficou em 4,46%; reajuste deve ficar em torno de 1,4%

Publicidade

SÃO PAULO – As tarifas de telefonia fixa podem ter seus índices de reajuste definidos nesta semana pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). O IST (Índice de Serviços de Telecomunicações) entre os meses de maio de 2007 e maio de 2008, base para o reajuste das tarifas, ficou em 4,46%.

Sobre esse percentual, ainda há o desconto determinado pelo Fator X, calculado com base na produtividade das concessionárias. O índice do redutor, fixado em 2,92%, foi divulgado na última sexta-feira (18).

Apenas previsão

A assessoria da Anatel informou que, embora a expectativa de divulgação do reajuste das tarifas seja para esta semana, o prazo não pode ser confirmado, já que o reajuste depende de deliberação do Conselho Diretor da entidade. A próxima reunião do Conselho está prevista para a quinta-feira da próxima semana (31), segundo a assessoria, mas os conselheiros podem tomar decisões antes disso.

De acordo com cálculo realizado pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), tomando como base o contrato de concessão da Telefônica, o reajuste deve ficar perto de 1,4%.

Em relação ao ano passado, o IST teve aumento considerável. O índice para o ano de 2007 foi de 2,91%. Já o Fator X variou, no ano passado, de 0,68% a 4,2%, de acordo com cada concessionária.

Palavra final

Ainda de acordo com a assessoria da Agência, não é possível estimar a influência que o Fator X terá na redução do reajuste tarifário, pois, como a metodologia de cálculo para o fator foi alterada este ano, uma parte do reajuste ainda será calculada com base na metodologia antiga.

Continua depois da publicidade

Após a divulgação dos índices do IST e do Fator X, as concessionárias devem fazer suas propostas de reajuste para o Conselho Diretor da Anatel, que dá a palavra final sobre os índices que serão aplicados.