Quem é a produtora que trouxe os shows da Taylor Swift ao Brasil?

T4F já produziu shows de Madonna, Paul MaCartney, Rolling Stones, Black Sabbath, Elton John e U2; em 2023, já lucrou R$ 33,9 milhões

Rodrigo Petry

Publicidade

Os shows da cantora Taylor Swift vêm sendo marcados tanto pelo sucesso de público por parte dos fãs, mesmo diante das altas temperaturas registradas no Rio, quanto pela tragédia, com a morte da estudante universitária Ana Clara Benevides Machado, de 23 anos.

A causa da morte ainda é desconhecida, mas o fato fez com que a apresentação de sábado (18) fosse adiada para segunda-feira (19).

Em sua rede social, a cantora se disse “devastada” com o ocorrido e justificou a decisão de adiamento pela “temperatura extrema” registrada na cidade. A sensação térmica chegou aos 60º no Rio, na sexta-feira.

Continua depois da publicidade

Segundo a cantora, o adiamento foi pela “segurança e bem-estar dos fãs, artistas e equipe”, que devem sempre vir em “primeiro lugar”.

A situação não foi bem aceita por parte dos fãs, que já estavam no estádio – gerando críticas nas redes sociais – e trouxe luz à produtora dos show da Taylor Swith, a TF4, ou Tickets For Fun – que lamentou o episódio.

Entretanto, as críticas foram severas nas redes sociais à T4F, especialmente por conta da restrição à entrada de garrafas plásticas e pelo altos preços cobrados pela água.

Continua depois da publicidade

Além disso, autoridades pediram esclarecimentos.

O governador do Rio, Claudio Castro, informou que a Polícia Civil vai apurar o caso, enquanto o ministro da Justiça, Flavio Dino, determinou que a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) adotasse medidas imediatas.

Em meio às críticas, a TF4 mudou de postura e disse que iria liberar o acesso de garrafas plásticas aos próximos eventos, assim como de copos de água lacrados.

Continua depois da publicidade

A empresa informou ainda que faria o fornecimento gratuito de água nas filas e em todos os acessos e entradas do estádio e em seu interior.

Quem é a TF4?

Listada na Bolsa de Valores, a empresa destacou o impacto positivo que a apresentação da cantora teve em seus resultados, tanto no 2º trimestre (quando as vendas começaram) quanto no 3º trimestre (com as operações finanizadas).

“Concluímos as vendas com sold-out absoluto, dos seis show da turnê ‘The Eras Tour’ da cantora de sucesso mundial Taylor Swift”, escreveu a empresa no relatório de administração, que acompanhou o balanço de julho a setembro.

Continua depois da publicidade

Nos dados do segundo trimestre, quando o grosso do faturamento foi realizado, a empresa apontou uma alta de 40% das vendas com operações de bilheteria, que somaram quase R$ 40 milhões, “principalmente a taxa de conveniência sobre os ingressos vendidos para a turnê da cantora”, que se “esgotaram rapidamente”.

Em termos de lucro bruto, de abril a junho, a T4F viu um crescimento de 56%, para R$ 32,3 milhões, sobretudo pelos shows da cantora.

A analistas e investidores, a empresa disse que a turnê atrairia mais de 300 mil pessoas.

Continua depois da publicidade

Nos números do balanço, não são especificados apenas os dados das apresentações da cantora, mas o lucro líquido da empresa somou R$ 33,9 milhões de janeiro a setembro deste ano, uma disparada de 426%.

Em termos de receita líquida, a empresa registrou crescimento de 28%, para R$ 361 milhões, sendo incremento de 6% com eventos de música ao vivo, para R$ 134 milhões.

Com mais de 40 anos de atuação, a T4F é a maior empresa do Brasil no segmento de shows.

Entre os shows de artistas já produzidos pela companhia estão AC/DC, Roger Waters, Madonna, Paul MaCartney, Pearl Jam, Rolling Stones, Black Sabbath, Elton John, Foo Fighters e U2.