Queda dos custos de produção na Ambev vai reduzir preço da cerveja ao consumidor?

Preço da bebida acumula alta de 9,75% nos últimos 12 meses

Maria Luiza Dourado

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Apesar da expectativa de custos menores de produção da Ambev (ABEV3), maior cervejaria da América Latina, para 2023, o preço da cerveja deve permanecer alto neste segundo semestre, segundo especialista consultado pelo InfoMoney.

A Ambev anunciou, na semana passada, uma desaceleração na projeção de custos dos seus produtos. Segundo a empresa, a expectativa de alta nos custos dos produtos vendidos (CPV) por hectolitro (100 litros) no Brasil passou do intervalo de 6,0% a 9,9% para 2,5% a 5,5% em 2023.

O indicador é bem literal: indica as despesas que a empresa tem para fabricar seus produtos, que serão comercializados na sequência – como as cervejas da Ambev. Vale enfatizar, porém, que o indicador é uma média e não se refere à cerveja especificamente, mas sim a tudo o que a Ambev produz.

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Sendo assim, o que pareceu positivo à primeira vista – como um anúncio de cerveja mais barata – pode ser interpretado de maneira bem diferente.

Leonardo Alencar, analista da XP Investimentos, explica que os custos menores anunciados são bons para a empresa e seus acionistas – considerando que o incremento no lucro operacional pode beneficiá-los com dividendos, por exemplo – mas que não vê razões para a empresa reduzir o preço da cerveja na ponta neste momento.

Segundo o IBGE, o preço da cerveja ao consumidor final acumula alta de 9,75% nos últimos 12 meses – impulsionado pelo aumento em matérias-primas, como milho, malte e lúpulo, e de embalagens.

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Um estudo recente da FGV (Fundação Getulio Vargas) encomendado pelas fabricantes de cervejas, como Ambev e Heineken, representadas pelo Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), mostrava que elas haviam absorvido 52,8% do aumento dos custos de produção e repassado apenas 14% aos consumidores.

Por isso, segundo Alencar, a diminuição do preço da cerveja não faz sentido para suas fabricantes no curto prazo. “Todas as fabricantes de cerveja estão tentando subir preço da bebida para compensar a alta dos custos vista nos últimos anos”, afirma o especialista.

Além disso, segundo o analista, existe ainda a sensibilidade do preço em grandes eventos, como Carnaval e São João, além das festividades de fim de ano – mostrando que todos os fatores parecem apontar para uma cervejinha ainda em patamares elevados de preço em 2023.

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Ao ser questionada pelo InfoMoney sobre pretensões de aumento no preço da cerveja para este ano, a Ambev preferiu não responder.

Maria Luiza Dourado

Repórter de Finanças do InfoMoney. É formada pela Cásper Líbero e possui especialização em Economia pela Fipe - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.