Projeto de Lei propõe isenção de IOF para PCD financiar carro

A grande mudança seria validar a isenção de IOF para qualquer tipo de deficiência, como é a de IPI, já que hoje é restrita a pessoas com deficiência física 

Giovanna Sutto

Vendas de automóveis foram destaque em janeiro

Publicidade

SÃO PAULO – Um Projeto de Lei (PL) propõe isenção de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) para financiamento de carros nacionais, adquiridos por uma pessoa com deficiência (PCD) ou por seu representante legal, foi aprovado pela Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal. O relator do PL é o senador Romário (Pode/RJ).

A grande mudança seria validar a isenção de IOF para qualquer tipo de deficiência, como é a de IPI prevista na Lei 8.989/95. Hoje, essa isenção é restrita a pessoas com deficiência física. A autora do PL nº 1247/2019 é a senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP).

Segundo a Lei, hoje, a isenção de IPI é garantida a pessoas com deficiência física, visual, mental severa ou profunda, ou autistas para aquisição de veículos nacionais; com, no mínimo, quatro portas; movidos a álcool ou com motor flex de até duas mil cilindradas.  

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Uma vez que já há previsão de renúncia fiscal do IOF para a isenção de financiamentos de veículos para pessoas com deficiência física, trata-se de mera extensão aos demais, como medida de isonomia fiscal”, afirmou Gabrilli, de acordo com informações da Agência Senado.

No parecer, o relator demonstrou seu apoio ao PL e afirmou que o “menos pode ser mais, bastando falar em pessoas com deficiência, sem qualificar a peculiaridade da pessoa”.

A proposta será votada  na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Se aprovada, seguirá para votação na Câmara.

Continua depois da publicidade

Invista seu dinheiro para realizar seus maiores sonhos: abra uma conta na XP – é de graça! 

Tópicos relacionados

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.