Procon notifica Burger King e McDonald’s após problemas com promoções na Black Friday

Todas as partes confirmaram a instabilidade no sistema do Mercado Pago

Giovanna Sutto

(Divulgação/Montagem)

SÃO PAULO – O Procon-SP notificou as redes de fast-food Burger King e McDonald’s após problemas no processo de pagamento das ofertas oferecidas por ambas as empresas durante a Black Friday nesta sexta-feira (29).

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A batalha das concorrentes por mais clientes na data pode custar caro: as companhias deverão responder a um processo administrativo e podem ser multadas pelo Procon, segundo nota divulgada pelo órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania.

O Mercado Pago, fintech que oferece soluções de pagamentos do grupo Mercado Livre, e parceiro das duas empresas nas promoções sofreu instabilidades, chegando a ficar fora do ar, nesta sexta-feira (29).

“A publicidade veiculada informava que o consumidor só teria direito a oferta caso fosse realizada pelo aplicativo, porém as equipes de fiscalização verificaram que várias lojas das referidas lanchonetes estavam com o sistema inoperante. Assim, o consumidor não consegue adquirir o lanche pelo valor promocional ofertado”, diz o Procon.

Em nota, o Mercado Pago informou que as transações de pagamento com Código QR nas redes parceiras para a campanha da Black Friday voltaram a funcionar “após um breve período de instabilidade no sistema”.

A companhia ainda afirmou que escalou equipes para estarem hoje nas lojas parceiras, a fim de esclarecer dúvidas e dar suporte a compradores e vendedores.

O Burger King também confirmou que as promoções oferecidas apresentaram instabilidade nos sistema de pagamento. Em nota, a rede de fast-food afirma que ambas as empresas estão trabalhando para que “situações como essas não voltem a ocorrer”.

Devido à situação, a empresa informou que “reforça o seu compromisso em oferecer serviços de qualidade aos seus consumidores e vai manter as ofertas de 6 sanduíches por R$15 e 3 sanduíches por R$5 para todos os meios de pagamento, em todos os restaurantes participantes”.

O McDonald’s confirmou as instabilidades também.

“Preparamos a Méqui Friday usando o  nosso app e também algumas ofertas em parceria com o Mercado Pago. Essas últimas, devido à instabilidade inesperada do sistema, gerada pela grande demanda, ficaram indisponíveis em alguns restaurantes. Lamentamos o ocorrido com nossos clientes e reforçamos que estamos colocando todos os nossos esforços junto ao parceiro pra mitigar o impacto na experiência do consumidor”, diz a nota.

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Veja o vídeo divulgado pelo Procon-SP:

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.