Para evitar acidentes, caminhões de grãos poderão ser obrigados a usar lona

O material seria colocado na parte interna da carroceria, para evitar derramamento, que causa acidentes nas rodovias

Publicidade

SÃO PAULO – Os caminhões que transportam grãos poderão ser obrigados a utilizar lonas internas nas carrocerias para evitar que a carga seja derramada. Isso pode acontecer caso o projeto de lei 3.635/08, do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), seja aprovado pelas comissões de Viação e Transportes e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Segundo a Agência Câmara, o deputado considera que, além de causar desperdício de produto, o derramamento da carga coloca em risco a segurança de quem trafega nas vias. “Esse desperdício tem provocado sérios acidentes de trânsito, que causam grandes prejuízos, inclusive o de danificar a via”, afirma.

A proposta também prevê que, caso o motorista não respeite a regra, será multado e terá o veículo retido para remoção da carga. A infração será considerada grave.

Regras insuficientes

Atualmente, a legislação prevê que o transporte de grãos só pode ser feito em veículos com carrocerias de guardas laterais fechadas ou dotadas de telas metálicas, para evitar o derramamento do material. Porém, Bezerra considera que essa norma é insuficiente.

De acordo com ele, o volume total de grãos derramados não é consensual entre as entidades do setor. Os dados das perdas variam de 1% a 10% do total transportado, sendo a precariedade de conservação das rodovias a principal causa do problema.