Oscar 2025: “Ainda Estou Aqui” conquista prêmio de Melhor Filme Internacional

Prêmio representa a primeira vez que uma produção brasileira conquista uma estatueta do Oscar, o mais prestigiado prêmio da indústria cinematográfica

Gabriel Garcia

Publicidade

O filme brasileiro Ainda Estou Aqui foi o vencedor na categoria de Melhor Filme Internacional na cerimônia do Oscar 2025, realizada neste domingo (2), em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Este marco histórico representa a primeira vez que uma produção brasileira conquista uma estatueta do Oscar, o mais prestigiado prêmio da indústria cinematográfica mundial.

Dirigido por Walter Salles, Ainda Estou Aqui superou fortes concorrentes na disputa, incluindo A Garota da Agulha (Dinamarca), Emilia Pérez (França), A Semente do Fruto Sagrado (Alemanha) e Flow (Letônia).

Continua depois da publicidade

Leia mais:
Apresentador do Oscar é criticado após piada sobre sumiço de Rubens Paiva
Oscar 2025: “Ainda Estou Aqui” conquista prêmio de Melhor Filme Internacional

Ao subir ao palco para receber a estatueta, Walter Salles dedicou o prêmio a Eunice Paiva e às atrizes que deram vida à sua história. “Isso vai para uma mulher que, depois de uma perda tão grande sob um regime autoritário, decidiu não desistir… Esse prêmio vai para ela: Eunice Paiva”, declarou o cineasta. Ele também exaltou as performances de Fernanda Torres e Fernanda Montenegro: “E vai para as duas mulheres extraordinárias que deram vida a ela.”

Inspirado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, Ainda Estou Aqui também disputou duas outras estatuetas: Melhor Filme e com Fernanda Torres, na categoria de Melhor Atriz.

Continua depois da publicidade

Na trama, Fernanda Torres interpreta Eunice Paiva, uma advogada e ativista que dedicou quatro décadas à busca pela verdade sobre o paradeiro de seu marido, Rubens Paiva, interpretado por Selton Mello. O ex-deputado foi assassinado pelo regime militar em 1971, mas seu corpo jamais foi encontrado.