Novo golpe no Facebook engana consumidor com páginas falsas de varejistas; entenda

Uma vez que a compra é efetuada, o hacker tem acesso aos dados bancários da vítima, que por sua vez, apenas fará o pagamento e não receberá o produto 

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – Mais um golpe está sendo aplicado nos brasileiros, dessa vez via Facebook. De acordo com a PSafe, empresa de segurança online, os cibercriminosos têm criado páginas na rede social para divulgar falsas ofertas de grandes marcas varejistas, como Casas Bahia, Ponto Frio e Lojas Americanas. 

Segundo especialistas da companhia, ao clicar no link dessas promoções, em vez do usuário ser encaminhado para o site oficial da empresa, ele é direcionado para uma página falsa contendo a oferta. Uma vez que a compra é efetuada, o hacker tem acesso aos dados bancários da vítima, que por sua vez, apenas fará o pagamento e não receberá o produto.

Alguns hackers orientam que usuários tirem possíveis dúvidas sobre as ofertas por meio do messenger. Dessa maneira, os próprios golpistas respondem aos consumidores, incentivando a compra e impedindo que o esquema fraudulento seja desmascarado.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Esse tipo de golpe tem se tornado cada vez mais frequente por não requerer alto nível de conhecimento técnico por parte dos hackers. Além disso, por meio dele, é possível aproveitar-se da popularidade de grandes marcas para atrair um alto número de vítimas”, comenta Emilio Simoni, gerente de Segurança da PSafe.

No total, a PSafe identificou mais de 100 perfis falsos com esse tipo de oferta no Facebook e reportou as fraudes para que a rede social efetue o bloqueio das páginas.

Como evitar

Continua depois da publicidade

A empresa aconselha que o consumidor tenha um antivírus instalado em seus dispositivos móveis para garantir a privacidade dos seus arquivos e impedir que hackers tenham acesso ao seu aparelho. 

No entanto, os especialistas da PSafe também recomendam ficar de olho em promoções exageradas. “Quando a promoção não for anunciada em canais oficiais da marca ou redirecionar o usuário para outras páginas, desconfie. Se mesmo assim quiser participar, certifique-se de que a promoção é real ao entrar em contato diretamente com a empresa via canais oficiais. Nunca realize a compra, disponibilize dados pessoais ou propague links antes de fazer esta checagem”, explica Emílio.

O InfoMoney entrou em contato com o Facebook, que sugeriu algumas dicas para evitar esse tipo de infortúnio. O usuário deve fazer a autenticação em duas etapas, ativando os alertas de login, o que garante uma camada extra de segurança toda vez que você acessa sua conta no Facebook a partir de um dispositivo diferente. Outra opção é usar chaves de segurança físicas em sua conta, ativando o login via USB.

Continua depois da publicidade

Utilize senhas complexas que tenham ao menos seis caracteres e tente usar uma combinação complexa que inclua números, letras e pontuações. Se você clicou em alguma coisa que acabou sendo spam siga algumas etapas e remova esses conteúdos. 

Um outro ponto para prestar atenção é o Phishing. Uma tentativa maliciosa de obterem acesso à sua conta ou gravarem suas informações pessoais ao levarem você a inserir as suas informações de login ou outras informações confidenciais em um site falso, como é o caso desse golpe. Fique atento a mensagens com erros de digitação e de grafia, links que levem para destinos diferentes do local indicado no e-mail e mensagens que pedem informações pessoais. O Facebook nunca pedirá a senha da sua conta ou dados como número do CPF e de cartão de crédito. 

Veja como as páginas aparentam: 

Publicidade

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.