Nokia e Microsoft podem se beneficiar com punição da Samsung

Empresa é condenada por infringir patentes da Apple e poderá ser proibida de vender dispositivos

Publicidade

SÃO PAULO – As empresas Nokia e Microsoft podem se beneficiar e aumentar as vendas com a possível proibição de comercialização que a Samsung pode sofrer. Além de procurarem alternativas para o uso do Android.

Um júri federal norte-americano concedeu à Apple indenização de mais de US$ 1 bilhão, alegando que a Samsung infringiu seis de sete patentes para dispositivos móveis. Agora, a juíza Lucy Koh irá avaliar o pedido da Apple de proibir a venda, nos Estados Unidos, de alguns dispositivos da Samsung.

De acordo com o analista do FIM Bank, Michael Schroeder, a liminar poderá dar aos outros fabricantes de celular uma ajuda bem-vinda. “Uma proibição potencial de vendas dos produtos da Samsung vai criar algum espaço adicional para a Nokia, que está se preparando para lançar a nova linha de dispositivos Lumia, nos próximos meses”, concluiu.

Continua depois da publicidade

Além disso, os fabricantes de equipamentos Android estão buscando alternativas para também não serem processados pela Apple. Para a analista da Gartner, Carolina Milanesi, “isso pode influenciar alguns fornecedores a olhar para o Windows Phone 8 como uma alternativa, assim como a HTC Corp e até mesmo a Samsung, que já anunciaram planos de trazer para o mercado dispositivos WP8.”

Windows
Para o ex-analista da Nokia, Horace Dediu, a maior vantagem dos telefones Windows é oferecer proteção legal, ao contrário do Google, que entrega o Android gratuitamente para os fornecedores. “Com os telefones do Windows, você está protegido contra ações judiciais de IP, porque se alguém processa, eles vão falar com a Microsoft. E a empresa pode fazer isso, porque eles têm o seu IP resolvido”, afirmou.

Nokia
A empresa tornou-se parceira da Microsoft no ano passado, após o envelhecimento da plataforma Symbian, que não conseguiu manter-se no mercado com as concorrências do iPhone e dispositivos Android.

Continua depois da publicidade

No último trimestre, a Nokia vendeu 600 mil aparelhos na América do Norte e pretende mostrar os novos smartphones Lumia, com o software Microsoft Phone 8, no dia 5 de setembro. O executivo da Nokia e ex-executivo da Microsoft, Stepthen Elop, acredita que a publicidade em torno do Windows 8 irá ajudar a acelerar a demanda do Lumia.