Publicidade
SÃO PAULO – De fato o ano foi de retração no consumo da maioria das famílias, de forma que o Papai Noel neste ano deve aparecer mais magrinho. Encontrar bons presentes exige mais trabalho e dedicação, mas fazendo economia, é possível comprar bons presentes e agradar a gregos e troianos. Afinal, entre presentes para amigos e famílias você ainda deve estar planejando as suas férias de final de ano agora que as aulas na faculdade terminaram. Como o dinheiro pode não ser muito, o ideal é pensar no seu bolso.
O melhor para planejar as compras é aproveitar os bazares de fim de ano, onde se encontra de tudo: desde utensílios domésticos a roupas para toda família. Só é preciso garimpar para achar as boas ofertas e fazer bonito nesse Natal. Os brechós, lojas de roupas usadas, onde é possível encontrar pérolas da alta costura por um preso irrisório são uma boa opção.
Bazar filantrópico é uma opção
Para a estudante Martina Camargo Bucci, compras de Natal não combinam com trânsito e lojas cheias de gente. Ela deixa para comprar seus presentes nos bazares organizados em clubes, escolas, e outras sociedades filantrópicas, que destinam parte do valor arrecadado para projetos sociais. Além disso, ela já chegou a organizar o próprio bazar com outras amigas e reverter um percentual dos ganhos para um lar de crianças carentes.
É claro que existem muitas peças sem qualidade por aí, mas é preciso pesquisar de forma que possível encontrar muita coisa boa, para presentear todo mundo, principalmente as mulheres.
Não se esqueça de conferir, no caso de bazares beneficentes, se o dinheiro arrecadado é, de fato, revertido às instituições de caridade. Dessa forma, além de fazer boas compras, você estará ajudando outras pessoas e contribuindo com o verdadeiro espírito do Natal. Por outro lado, existem aqueles que são puramente comerciais, mas que não deixam de oferecer produtos de qualidade a bons preços.
Brechós
Passear por brechós da cidade é o passatempo de muitos consumidores neste Natal. O segredo é vasculhar bastante as lojas e analisar as peças, para evitar os defeitos mais grosseiros.
Continua depois da publicidade
As grandes marcas imperam nestas lojas e é possível ter acesso a peças que você jamais pensaria em poder comprar a preços relativamente baixos. Além das roupas, os acessórios também são outra grande atração dos brechós. Não é difícil encontrar óculos, cintos, bolsas e sapatos de grifes famosas por um preço de camelô.
Controlando os gastos
Como a situação econômica não é favorável, nada de sair por aí comprando o que encontrar, mesmo que os preços estejam convidativos. Perder o controle nessa época do ano é a coisa mais fácil. Portanto, antes de ir às compras, faça uma relação de todos os presentes que você precisa mesmo comprar e estipule valores para cada um. Ter uma lista completa dos gastos é essencial na hora de abrir o talão de cheques.
Pesquise preços, peça desconto, compare. Use todas as suas habilidades comerciais quando estiver comprando. Não tenha vergonha. Se estiver caro, não se intimide com as vendedoras e procure outro produto mais acessível. Você não é obrigado a comprar nada quando entra numa loja. Mesmo que tenha dinheiro para comprar a loja inteira.
Continua depois da publicidade
Em época de vacas magras, uma dica é usar a criatividade e criar você mesmo seus presentes. Em alguns casos, fica até mais simpático receber um presente que a outra pessoa fez exclusivamente para você, por mais simples que ele seja. Pode ser mesmo um CD gravado. Mostra que, pelo menos, alguém se preocupou em gravar num só disco suas músicas preferidas.
Lembre-se que em temporada de juros elevados, exceder os gastos representa um grande sinal vermelho e neste sentido, todo cuidado é pouco. Não se esqueça também que os melhores meses para comprar são janeiro e fevereiro, quando as lojas queimam seus estoques e realizam grandes promoções, justamente depois do Natal. Se for possível, espere. A pressa não combina com planejamento financeiro.
InfoMorning
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro