Publicidade
SÃO PAULO – Para fortalecer o turismo de curta distância e desenvolver o turismo entre os países sul-americanos, principalmente entre o Mercosul, o Mtur (Ministério do Turismo) criou o Frontur (Programa de Turismo sem Fronteiras).
Segundo a Assessoria do Ministério, o objetivo do programa é aumentar o fluxo de turista entre os países vizinhos, auxiliar na preparação dos estados fronteiriços para os mega eventos de 2014 e 2016, fortalecer a formação de roteiros turísticos integrados e aprimorar os sistemas de informação e de atendimento dos portões de entrada.
O programa também pretende melhorar os mecanismos de coleta e processamento de dados estatísticos, como o fluxo de turistas entre os países.
Não perca a oportunidade!
Estados contemplados
Entre os estados contemplados estão o Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e Santa Catarina.
Nesse semestre serão priorizados os estados-sede da Copa do Mundo de 2014, o Mato Grosso e Amazonas. O Acre, devido à Carreteira Interoceânica, que fará a ligação entre Rio Branco e Lima, também esta na lista dos estados priorizados. O Amapá será priorizado em razão da integração Brasil-França.
Fronteiras
As fronteiras brasileiras ocorrem ao longo de 15,7 mil quilômetros, que compreendem 11 estados do país e 588 municípios. De acordo com a OMT (Organização Mundial do Turismo), 80% do turismo internacional são realizados entre países próximos ou que compartilham limites geográficos.
Continua depois da publicidade
Os turistas da América do Sul são os que mais visitam destinos brasileiros. Em 2010, foram 2.384.186 visitantes, no mesmo período o País recebeu 1.614.864 Europeus e 734.998 visitantes da América do Norte.
A entrada de turistas no Brasil por meio de fronteiras representou 39% no movimento turístico.