Metrô lotado, estádio ‘seco’ e calor: multidão enfrenta perrengues em jogo-teste antes da Copa do Catar

Governo diz que evento foi projetado para identificar problemas operacionais e aprender lições para uma Copa do Mundo 'impecável'

Equipe InfoMoney

Vista de Doha, no Catar (Foto: Divulgação)

Publicidade

Estações de metrô lotadas e estádio sem água. O primeiro grande evento-teste antes do início da Copa do Mundo de Futebol no Catar colocou os ânimos dos trocedores e a estrutura do país à prova.

Cerca de 78 mil pessoas estiveram na arena de Lusail, que vai sediar a final do primeiro evento realizado em um país do Oriente Médio, na noite de sexta-feira (9). A bola vai rolar oficialmente nos gramados catares a partir de 20 de novembro.

Segundo a agência Reuters, pais acompanhados de seus filhos saíram do estádio desesperados em busca de água, que estava em falta no local. Naquela altura, os torcedores enfrentavam uma temperatura que chegava aos 34 graus Celsius, com sensação de ainda mais calor devido à umidade, mesmo à meia-noite.

Continua depois da publicidade

O calor excessivo, mesmo à noite, é a principal razão para a Copa do Mundo deste ano ser realizada em novembro, quando os termômetros estão em condições aceitáveis aos padrões locais.

O novo estádio de Lusail possui 80 mil assentos e é o maior das oito estruturas erguidas para o Mundial, cuja partida final será disputada em seu gramado, em 18 de dezembro.

Os organizadores disseram que exatamente 77.575 pessoas passaram pelas catracas, a maior multidão já registrada no Catar até então. No jogo-teste, centenas de torcedores sauditas vestiram a camisa azul do Al Hilal, time saudita que derrotou o Zamalek, do Egito, nos pênaltis após um empate em 1 a 1.

Continua depois da publicidade

O Comitê Supremo de Entrega e Legado, responsável pela organização local do evento, disse à Reuters que o jogo foi projetado para identificar problemas operacionais e aprender lições para uma Copa do Mundo “impecável”.

“Todas as equipes envolvidas na organização do evento ganharam uma experiência inestimável que levarão para o torneio deste ano”, acrescentou um porta-voz do governo em comunicado.

Preços salgados

Reportagem recente do InfoMoney mostrou que quem não se planejou e ainda busca um ingresso para as partidas do Mundial no Catar terá de desembolsar a partir de R$ 60 mil e mais de R$ 100 mil em alguns casos, a depender do jogo e da fase do campeonato.

Continua depois da publicidade

A penúltima fase de venda de ingressos da Copa acabou em 16 de agosto, e a Fifa (entidade responsável pelo Mundial) ainda não divulgou as datas da última. Procurado pela reportagem, o departamento de mídia da Fifa se limitou a dizer que deve haver um anúncio até o fim do mês.

Disse também que não é possível garantir se haverá ingressos para os jogos do Brasil na primeira fase nem para as partidas da fase mata-mata, caso a seleção continue avançando no torneio, porque o processo é dinâmico e envolve a devolução e o não pagamento de ingressos.

Jogos do Brasil na Copa
Primeira fase:
• 24/11: Sérvia (16h)
• 28/11: Suíça (13h)
• 2/12: Camarões (16h)
Se continuar avançando:
 Oitavas de final: 5/12 (16h) ou 6/12 (16h)
• Quartas de final: 9/12 (12h) ou 12/12 (12h)
• Semifinal: 13/12 (16h) ou 14/12 (16h)
• Disputa do 3º lugar: 17/12 (12h)
• Final: 18/12 (12h)

Continua depois da publicidade

(Com informações da Reuters)