Por que estrangeiros ganharam mais facilidades em obter cidadania portuguesa?

Novidade vale para estrangeiros que já residem no país há cinco anos ou mais

Maria Luiza Dourado

Portugal (Shutterstock)

Publicidade

Brasileiros e demais estrangeiros que já residem em Portugal terão mais facilidade para se naturalizar e requerer cidadania no país, graças a uma alteração na Lei de Nacionalidade portuguesa, aprovada pelo parlamento de Portugal e publicada no Diário da República do país europeu no início de março.

Para conseguir a nacionalidade portuguesa já era necessário residir legalmente no país há pelo menos cinco anos. Mas, agora, uma alteração no artigo 15 da Lei da Nacionalidade deve facilitar o processo entre os imigrantes que desejam a naturalização.

Antes da mudança, a contagem dos cinco anos considerava apenas o período em que o imigrante já havia conseguido uma autorização para permanecer no país. Agora, para compor esses mesmos cinco anos, a lei portuguesa passa a considerar o tempo de espera para a autorização provisória.

Continua depois da publicidade

“Para os efeitos de contagem de prazos de residência legal previstos na presente lei, considera-se igualmente o tempo decorrido desde o momento em que foi requerida a autorização de residência temporária, desde que a mesma venha a ser deferida”, diz a legislação.

Segundo a Lei de Nacionalidade, o governo de Portugal concede o benefício, por naturalização, aos estrangeiros que satisfaçam cumulativamente os seguintes requisitos:

Maria Luiza Dourado

Repórter de Finanças do InfoMoney. É formada pela Cásper Líbero e possui especialização em Economia pela Fipe - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.