IPVA 2023: o que acontece com quem não paga o tributo?

Inadimplência pode gerar de multa à apreensão de veículo; veja calendário de pagamentos em SP

Equipe InfoMoney

Vista aérea de carros estacionados em pátio

Publicidade

A partir do primeiro dia útil de 2023, em 2 de janeiro, os proprietários de veículos emplacados no estado de São Paulo poderão consultar e pagar o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). Quem conseguir quitar o valor devido de uma vez só terá desconto de 3% — mas apenas se a operação for realizada em janeiro. Também será possível parcelar o imposto, entre 3 e 5 vezes.

Mas como fica a situação de quem deixa de recolher o imposto? No estado de São Paulo, a Secretaria da Fazenda e Planejamento, órgão responsável pelo processamento do tributo, afirma que o proprietário que deixar de cumprir suas obrigações com o IPVA ficará sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na Selic, a taxa básica de juros. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto.

Permanecendo a inadimplência do IPVA, o débito será inscrito na Dívida Ativa, além da inclusão do nome do proprietário no Cadin Estadual, impedindo-o de aproveitar eventual crédito que possua por solicitar a Nota Fiscal Paulista. A partir do momento em que o débito de IPVA estiver inscrito, a Procuradoria Geral do Estado poderá vir a cobrá-lo mediante protesto.

Continua depois da publicidade

A inadimplência do IPVA também impede o novo licenciamento do veículo. Após a data limite fixada pelo Detran para o licenciamento, o veículo poderá vir a ser apreendido, com multa aplicada pela autoridade de trânsito e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Tire, a seguir, todas as dúvidas sobre o IPVA paulista:

A partir de quando poderei pagar o IPVA 2023?

Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), tanto a consulta dos valores como o pagamento do imposto poderá ser realizado no primeiro dia útil de 2023, dia 2, uma segunda-feira. O contribuinte poderá quitar o IPVA em aplicativos dos bancos, pela internet, nos caixas eletrônicos e na rede de agências bancárias.

Continua depois da publicidade

Como serão as formas de pagamento?

De acordo com a Secretaria da Fazenda e Planejamento, o contribuinte paulista terá três formas de pagamento:

Quero parcelar em até 5 vezes: tenho esse direito?

Segundo a pasta da Fazenda, a quantidade de parcelas depende do valor de seu IPVA. Só terá o direito de parcelar em até 5 vezes, o contribuinte com imposto a pagar acima de R$ 342,60. Confira:

Como é calculado o IPVA?

O IPVA paulista é calculado por meio do valor venal de seu veículo, a partir da pesquisa anual feita pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). É aplicada uma alíquota referente ao tipo de combustível utilizado. Confira:

Continua depois da publicidade

Como faço para consultar o valor venal do veículo?

A pasta da Fazenda de São Paulo disponibiliza uma página para consulta, no Sistema de Veículos (Sivei) do portal. Para ter a informação sobre o valor venal de seu carro, é preciso clicar em “Consulta Valor Venal de Veículo”, no campo “IPVA”. Deve ser informado o número da placa e selecionada a caixa “Não sou um robô”. O sistema também aponta se o seu veículo já se enquadra nos critérios de isenção pelo ano de fabricação.

Calendário de pagamento em SP

Final da placa Cota única ou 1ª parcela 2ª parcela 3ª parcela 4ª parcela 5ª parcela
0 24/jan. 24/fev. 24/mar. 24/abr. 24/mai.
1 11/jan. 11/fev. 11/mar. 11/abr. 11/mai.
2 12/jan. 12/fev. 12/mar. 12/abr. 12/mai.
3 13/jan. 13/fev. 13/mar. 13/abr. 14/mai.
4 16/jan. 16/fev. 16/mar. 16/abr. 16/mai.
5 17/jan. 17/fev. 17/mar. 17/abr. 17/mai.
6 18/jan. 18/fev. 18/mar. 18/abr. 18/mai.
7 19/jan. 19/fev. 19/mar. 19/abr. 19/mai.
8 20/jan. 20/fev. 20/mar. 20/abr. 20/mai.
9 23/jan. 23/fev. 23/mar. 23/abr. 23/mai.

(Com informações da Agência Brasil)

Tópicos relacionados