Ipea: 77% acreditam que situação financeira está melhor que há um ano

Centro-Oeste e Norte possuem a maior proporção de famílias que acreditam ter melhorado a condição financeira

SÃO PAULO – A maioria das famílias brasileiras está mais satisfeita em relação à sua situação financeira, já que 77% delas acreditam que estão melhores em janeiro deste ano do que no mesmo período do ano passado.

O dado foi divulgado nesta terça-feira (1) pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e faz parte do IEF (Índice de Expectativas das Famílias). De acordo com o levantamento, apenas 17,6% sentem-se em pior situação atualmente do que um ano atrás.

Quando analisadas as regiões brasileiras, Centro-Oeste e Norte possuem a maior proporção de famílias que acreditam ter melhorado a condição financeira, com 84,9% e 82,7%, respectivamente.

Em seguida, está a região Nordeste, com 77,8%, enquanto nas regiões Sudeste e Sul a proporção de famílias otimistas é levemente inferior, com proporções de 74,6% e 73,7%.

Futuro
Quando analisadas as projeções futuras, 83,7% das famílias creem que estarão em melhores condições financeiras daqui a um ano, enquanto somente 6,9% projetam expectativa de estarem pior.

As famílias estão mais otimistas no Norte, onde 93,7% acreditam que estarão em melhor condição. Em janeiro, foi a região Sudeste que apresentou a menor proporção de famílias otimistas, de 81,1%.