Intenção do consumidor em utilizar crédito sofre queda em quatro de dez categorias

Segundo Provar, categoria na qual os consumidores mais utilizarão o crédito na hora da compra é a de Automóveis e Motos

Fabiana Pimentel

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SÃO PAULO – A intenção de utilizar o crédito no pagamento das compras do primeiro trimestre de 2012 apresentou queda, frente ao mesmo período de 2011, em quatro das dez categorias analisadas pelo Provar (Programa de Administração do Varejo) da FIA (Fundação Instituto de Administração), em parceria com a Felisoni Consultores Associados.

De acordo com a Pesquisa Trimestral de Intenção de Compra no Varejo, divulgada nesta terça-feira (17), a principal queda aconteceu na categoria Cama, Mesa e Banho, na qual a intenção de utilização de crédito passou de 63,6% no primeiro trimestre de 2011, para 42,9% nestre trimestre.

Ainda em relação ao mesmo período de 2010, houve alta em seis categorias. Um dos destaques de alta foi Telefonia e Celulares, passando de 40,8% para 57,5%, na mesma base comparativa.

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Por categoria
Segundo a pesquisa, a categoria na qual os consumidores mais utilizarão o crédito na hora da compra é a de Automóveis e Motos, na qual 93,6% disseram ter essa intenção. No primeiro trimestre do ano passado, o percentual era de 85,0%.

Neste trimestre, duas novas categorias foram incluídas. Embora não tenha comparativo com outros trimestres, neste ano, 57,2% pretendem usar o crédito com Viagens e Turismo, enquanto 62,9% para Vestuário e Calçados.

A tabela abaixo compara a intenção de utilizar crédito nas dez categorias analisadas pelo Provar/FIA no 1º trimestre deste ano, com o mesmo período do ano passado:

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Intenção de utilização de crédito
Categoria 1º tri 2012    1º tri 2011  
Linha branca 75,0% 72,3%
Móveis 82,7% 80,0%
Eletroeletrônicos 71,4% 80,6%
Material de construção 75,5% 80,4%
Informática 66,6% 75,5%
Cine e foto 65,5% 56,3%
Telefonia e celulares 57,5% 40,8%
Cama, mesa e banho 42,9% 63,6%
Eletroportáteis 58,8% 45,5%
Automóveis e motos 93,6% 85,0%
Viagens e Turismo 57,2% ***
Vestuário e Calçados 62,9% ***