Publicidade
SÃO PAULO – A intenção de utilizar o crédito no pagamento das compras do primeiro trimestre de 2012 apresentou queda, frente ao mesmo período de 2011, em quatro das dez categorias analisadas pelo Provar (Programa de Administração do Varejo) da FIA (Fundação Instituto de Administração), em parceria com a Felisoni Consultores Associados.
De acordo com a Pesquisa Trimestral de Intenção de Compra no Varejo, divulgada nesta terça-feira (17), a principal queda aconteceu na categoria Cama, Mesa e Banho, na qual a intenção de utilização de crédito passou de 63,6% no primeiro trimestre de 2011, para 42,9% nestre trimestre.
Ainda em relação ao mesmo período de 2010, houve alta em seis categorias. Um dos destaques de alta foi Telefonia e Celulares, passando de 40,8% para 57,5%, na mesma base comparativa.
Continua depois da publicidade
Por categoria
Segundo a pesquisa, a categoria na qual os consumidores mais utilizarão o crédito na hora da compra é a de Automóveis e Motos, na qual 93,6% disseram ter essa intenção. No primeiro trimestre do ano passado, o percentual era de 85,0%.
Neste trimestre, duas novas categorias foram incluídas. Embora não tenha comparativo com outros trimestres, neste ano, 57,2% pretendem usar o crédito com Viagens e Turismo, enquanto 62,9% para Vestuário e Calçados.
A tabela abaixo compara a intenção de utilizar crédito nas dez categorias analisadas pelo Provar/FIA no 1º trimestre deste ano, com o mesmo período do ano passado:
Continua depois da publicidade
Intenção de utilização de crédito | ||
---|---|---|
Categoria | 1º tri 2012 | 1º tri 2011 |
Linha branca | 75,0% | 72,3% |
Móveis | 82,7% | 80,0% |
Eletroeletrônicos | 71,4% | 80,6% |
Material de construção | 75,5% | 80,4% |
Informática | 66,6% | 75,5% |
Cine e foto | 65,5% | 56,3% |
Telefonia e celulares | 57,5% | 40,8% |
Cama, mesa e banho | 42,9% | 63,6% |
Eletroportáteis | 58,8% | 45,5% |
Automóveis e motos | 93,6% | 85,0% |
Viagens e Turismo | 57,2% | *** |
Vestuário e Calçados | 62,9% | *** |
Fonte: Provar/FIA |