Inflação dos idosos atinge 2,65% e é a maior taxa trimestral em cinco anos

De acordo com a FGV, o IPC-S acumulado é de 4,05% e nos últimos 12 meses de 6,36%; alimentos foram os vilões

Publicidade

SÃO PAULO – De acordo com o IPC-3i (Índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade), divulgado nesta sexta-feira (11) pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), no segundo trimestre deste ano, a inflação para a população com idade acima de 60 anos atingiu o maior índice desde março de 2003, quando registrou 5,28%.

O levantamento mostrou que no período de abril a junho, os idosos tiveram perda de 2,65% no poder de compra. Nos últimos doze meses, o IPC-3i avançou 6,36% e no acumulado do ano 4,05%.

Alimentação

Na comparação com o primeiro trimestre deste ano (1,37%), a inflação dos idosos apresentou aceleração de 1,28 p.p. O motivo foi uma maior variação do item Alimentação, cuja variação passou de 2,47% no primeiro trimestre de 2008, para 5,71%, registrada no segundo.

No primeiro trimestre, a contribuição do grupo para a formação da taxa do IPC-3i foi de 55%, na medição atual passou para 66%.

Entre o primeiro e o segundo trimestre também houve aceleração do grupo Saúde e Cuidados Pessoais, cuja variação passou para 2,17%, contra para 1,15% no trimestre anterior. Nesta classe de despesa, o principal destaque foi o aumento registrado pelo item Medicamentos em geral (3,33%).

Outros grupos

No grupo Transportes (0,65%), o principal destaque foi o item Combustíveis e Lubrificantes, cuja variação subiu de -0,45%, no primeiro trimestre de 2008, para 1,31%, no segundo.

Continua depois da publicidade

O grupo Vestuário registrou variação de 2,65% no período. O principal destaque foi o item Roupas, que passou de -1,95% para 4,27%. Veja, na tabela abaixo, a variação dos grupos que compõem o índice:

Inflação aos idosos
Grupo Variação
Alimentação 5,71%
Habitação 0,95%
Vestuário 2,65%
Saúde e Cuidados Pessoais 2,17%
Educação, Leitura e Recreação 1,71%
Transportes 0,65%
Despesas Diversas 0,62%

Fonte: IPC-3i/FGV