Publicidade
SÃO PAULO – De acordo com o presidente da Braztoa (Associação Brasileira de Operadoras de Turismo), Luiz Eduardo Barbosa, já é possível notar, entre os passageiros com viagens marcadas para o México, uma corrida para a troca de passagens ou de destino.
“O principal problema é a Cidade do México. Os nossos principais destinos são Cancun e Acapulco e nessas regiões a situação está bem mais controlada”, disse o presidente da Instituição, conforme publicado pela Agência Sebrae.
Ainda segundo Barbosa, apesar do México ser a principal preocupação dos turistas brasileiros, já há quem questione também sobre outros destinos, como os Estados Unidos. “Nossa orientação é avisá-lo da preocupação com o México, mas doenças oportunistas estão em todos os lugares. O Brasil, por exemplo, tem a dengue em diversos estados”, avaliou.
Não perca a oportunidade!
Mais turistas
Com a crise financeira internacional e seus efeitos como a alta do dólar, o brasileiro se voltou para o mercado interno. Na opinião de Barbosa, o mesmo deve ocorrer por conta da Influenza A, popularmente chamada de Gripe Suína. “Com o aumento do dólar e a crise, os brasileiros se voltaram para o mercado interno. Acredito que a gripe trará mais turistas para conhecer o Brasil e a América Sul.”
Em parceira com a Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens), foi divulgado um comunicado para que as operadoras orientem os passageiros que estão indo para o México sobre a ocorrência da doença.
Segundo as entidades, as companhias aéreas mexicanas estão permitindo a remarcação de bilhetes dentro do prazo de sazonalidade e algumas regras sem cobrança de penalidades. Contudo, para os casos de cancelamento e reembolso, as companhias estão cobrando a devida penalidade, o que, tanto a Braztoa como a Abav, estão empenhadas em modificar junto às empresas e à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
Continua depois da publicidade
Por fim, aqueles que decidirem ou precisarem manter sua viagem precisam tomar algumas precauções, como usar máscaras cirúrgicas, lavar as mãos frequentemente com água e sabão, evitar lugares com concentração de pessoas, não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal, tomar vitamina C e D, além de consumir frutas e verduras da época.