Greve em SP: como fica o funcionamento dos serviços à população nesta terça?

Serviços operam com limitações por causa de linhas paralisadas de Metrô e CPTM

Equipe InfoMoney

São Paulo (SP), 23/03/2023 - Estação Palmeiras-Barra Funda, linha 3 do Metrô, fechada durante a greve dos metroviários em São Paulo. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Publicidade

Contrários às privatizações do transporte público e do serviço de saneamento em São Paulo, trabalhadores desses dois setores fazem uma greve, desde a manhã desta terça-feira (3), que paralisa o funcionamento de quatro linhas do metrô e três de trem.

As linhas 1-Vermelha, 2-Azul, 3-Verde e 15-Prata, operadas pelo governo paulista, amanheceram fechadas. Funcionam apenas as linhas 4-Amarela e 5-Lilás, concedidas à inciativa privada.

No caso da CPTM, três das cinco linhas (10- Turquesa, 12- Safira e 13- Jade) estão sem funcionar. Operam parcialmente as linhas de trens 7-Rubi e 11-Coral, mas nenhuma faz o trajeto completo e têm intervalos maiores de espera. As linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, também privatizadas, mantiveram a operação.

Continua depois da publicidade

Por causa do movimento grevista, a prefeitura da capital paulista e o governo do estado decretaram ponto facultativo dos serviços municipais e estaduais (veja mais abaixo). O rodízio de veículos desta terça também está suspenso.

Devido à mobilidade comprometida na cidade, diversos serviços operam com limitações. Veja abaixo:

Poupatempo

Os postos do Poupatempo da capital e da Região Metropolitana funcionam normalmente nesta terça, segundo informou o governo do Estado.

Continua depois da publicidade

Em decorrência do anúncio de greve dos metroviários e trabalhadores da CPTM, a recomendação do Poupatempo é que os usuários com horário agendado que não conseguirem comparecer presencialmente aos locais de atendimento reagendem os serviços para uma nova data ou realizem as solicitações pelos canais digitais, sem sair de casa.

Os agendamentos podem ser feitos no portal www.poupatempo.sp.gov.br [poupatempo.sp.gov.br], aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento ou ainda pelo WhatsApp, no número (11) 95220-2974.

Agências bancárias

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que as agências funcionam normalmente nesta terça – os espaços ficam abertos até às 16 h, e os caixas eletrônicos de autoatendimento, até às 22 h.

Publicidade

O Banco do Brasil disse as agências da capital paulista estão abertas para atendimento ao público e que 92% seguem com atendimento normal.  “As demais funcionam parcialmente para atendimento negocial”, complementou. Já a Caixa Econômica informou que as agências da cidade de São Paulo e região metropolitana estão funcionando normalmente.

Itaú Unibanco e Santander confirmaram que todas as suas agências também funcionam nesta terça. O Bradesco ainda não respondeu ao questionamento do InfoMoney.

Agências da Receita Federal

Segundo informou a Receita ao InfoMoney, os Centros de Atendimento ao Contribuinte na cidade de São Paulo estão abertos e “funcionando com limitações devido à greve de hoje, que dificulta a chegada de alguns funcionários, principalmente terceirizados, nas Unidades”.

Continua depois da publicidade

A presidente do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, Camila Lisboa, disse em assembleia na segunda (2) que a pauta do movimento é o cancelamento de todos os processos de terceirização e privatização no Metrô, na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e na Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

“E também a realização de um plebiscito oficial junto à população do estado para consultar sobre a privatização dessas três empresas públicas”, destacou.

Saneamento e fornecimento de água

No caso da Sabesp, que tem atuação em todo o estado de São Paulo, o sindicado da classe Sintaema-SP (Sindicato dos trabalhadores em água, esgoto e meio ambiente do estado de São Paulo) afirma que o movimento alcança outras cidades do interior, como Suzano, Presidente Prudente, Mauá, Lins e Ferraz de Vasconcelos.

Publicidade

Contudo, segundo o Sintaema-SP, o fornecimento de água não será impactado pela paralisação, bem como o tratamento de esgoto – considerados serviços essenciais. A entidade diz, no entanto, que serviços de manutenção e administrativos estão paralisados.

A Sabesp não respondeu ao pedido de posicionamento do InfoMoney até esta publicação.

Ponto facultativo

A prefeitura da capital paulista decretou ponto facultativo dos serviços municipais e suspendeu o rodízio de veículos nesta terça. Estão mantidos os serviços de:

O governo do Estado de São Paulo também determinou ponto facultativo em todos os serviços públicos estaduais da capital, inclusive na educação e parte do setor de saúde. Os serviços de segurança pública não serão afetados, assim como os restaurantes e postos móveis do Bom Prato, que vão oferecer as refeições previstas normalmente.

(Com informações da Agência Brasil)