Google fornecerá internet wi-fi para mais de 1 bilhão de pessoas, diz jornal

Empresa pretende levar internet sem fio aos países da África e sudeste da Ásia, em regiões sem conexões de internet

Luiza Belloni Veronesi

(Shutterstock)

Publicidade

SÃO PAULO – O Google estaria planejando levar internet sem fio para um bilhão ou mais de pessoas sem acesso à internet. De acordo com o The Wall Street Journal, a empresa está envolvida em um projeto que levará internet wi-fi para alguns países da África e Ásia, regiões extremamente populosas, mas com baixos índices de conexão.

Segundo fontes familiarizadas com a empresa e com o projeto, as redes alcançariam populações fora das grandes cidades das regiões, onde não há conexões de internet disponíveis. As redes também deverão ser usadas para melhorar a velocidade da internet nos centros urbanos, apontou o jornal.

Ainda segundo a publicação, o Google deve firmar o projeto com empresas de telecomunicações locais e fornecedores de equipamentos dos mercados emergentes para implantar o sistema. Em alguns casos, o WSJ afirmou que a empresa pretende usar o wireless reservado para as transmissões de televisão. As negociações com o Quênia e com a África do Sul já teriam começado, apontou o jornal.

Continua depois da publicidade

Estratégia
O WSJ ressalta ainda que os esforços do Google não são apenas por boas ações. Conectando mais pessoas na internet, em todo mundo, potencializa o número de usuários para os serviços da empresa, como seu próprio buscador, Gmail, Google Maps, entre outros aplicativos.