Publicidade
A Volkswagen se prepara impactar o mercado brasileiro com pelo menos três lançamentos programados até o final de 2025. Dois deles já estão confirmados: o Golf GTI, que retorna ao país, e o Jetta GLI renovado. O terceiro nome ainda é mantido em sigilo, mas, segundo informações do Estadão, a aposta mais provável recai sobre o Taos atualizado. A previsão é que as novidades cheguem ao longo do segundo semestre, com os esportivos desembarcando juntos nos últimos meses do ano.
Vale lembrar que a marca já trouxe lançamentos nesse ano, com o Nivus GTS em uma versão esportiva, e o Tera, que registrou um feito inédito no mercado brasileiro ao vender 12 mil unidades em apenas 50 minutos após o início das vendas oficiais.
Golf GTI 8,5
O Golf GTI retorna ao mercado nacional na sua versão 8,5, trazendo ajustes visuais, novos recursos e o mesmo conjunto mecânico que fez história na linha esportiva da marca. O hatch será equipado com o motor 2.0 turbo EA888, que entrega 265 cv e 41,5 mkgf de torque, aliado ao câmbio automático DSG de sete marchas. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos, segundo dados da Volkswagen.
Planejamento financeiro
Baixe gratuitamente!
O visual traz elementos característicos da linha GTI, como faróis IQ Light Matrix, rodas de 19 polegadas, detalhes aerodinâmicos e lanternas com efeito tridimensional. No interior, há destaque para a nova central MIB4 de 12,9”, comandos de voz integrados ao ChatGPT e bancos com a tradicional padronagem xadrez.
O modelo chega para disputar espaço com esportivos de alto desempenho como o Honda Civic Type R e o Toyota GR Corolla. Não há nenhum valor confirmado, mas a expectativa é que o preço fique abaixo da faixa dos R$ 400 mil, para se posicionar de forma mais competitiva diante dos rivais japoneses.
Jetta GLI reestilizado
O Jetta GLI, única versão esportiva do sedã no Brasil, também será renovado. O modelo mantém o motor 2.0 TSI de 231 cv e 35,7 mkgf, sempre com a transmissão automatizada de sete marchas. A opção manual oferecida em outros mercados, como os Estados Unidos, não será chegará no Brasil.
Continua depois da publicidade
O sedã ganha novo acabamento na dianteira, com grade redesenhada, faróis de LED atualizados e detalhes vermelhos no para-choque. Na traseira, uma barra com o nome GLI conecta as lanternas. Por dentro, seguem os bancos de couro com costuras vermelhas, painel digital e central multimídia VW Play de 10,1”, com conectividade sem fio. O preço da nova versão deve ficar entre R$ 270 mil e R$ 280 mil.
Taos atualizado
Fechando o trio, o Taos é o único modelo que ainda não foi oficialmente anunciado, mas deve receber uma atualização visual e técnica em breve. O SUV médio deve manter o motor 1.4 TSI flex de até 150 cv, mas passará a contar com o novo câmbio automático de oito marchas (AQ300), substituindo o atual de seis velocidades.
As mudanças visuais incluem faróis mais estreitos, grade redesenhada, novo para-choque e uma barra luminosa conectando as lanternas traseiras. Internamente, o modelo receberá painel atualizado, nova central VW Play Connect de 10”, ar-condicionado digital e melhorias no isolamento acústico.
Atualmente importado do México, o Taos é vendido por R$ 206.990 (Comfortline) e R$ 231.990 (Highline). Com as atualizações, a expectativa é de um leve reajuste nos preços.