Facebook poderia colocar anúncios em pesquisas e ganhar US$ 5 bilhões com isso

Embora a maioria das buscas seja por posts e pessoas, analistas enxergam um possível desenvolvimento comercial das buscas do Facebook

Júlia Miozzo

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SÃO PAULO – Na última quarta-feira (29) o Facebook divulgou seus resultados e ganhos do terceiro trimestre deste ano, onde Mark Zuckerberg divulgou uma informação que pode ter causado certo interesse: diariamente, as pessoas fazem 1,5 bilhões de buscas na rede social e o site já totaliza mais de dois trilhões de posts indexados.

Embora a maioria das buscas seja por posts e pessoas, analistas enxergam um possível desenvolvimento comercial das buscas do Facebook. “Enquanto a maioria das buscas não são comerciais, nós pensamos nos tipos de buscas que podem ser desenvolvidas ao longo do tempo”, escreveram analistas do Bank of America/ Merrill Lynch. “Vemos uma oportunidade de US$ 5 bilhões, levando em conta uma renda incremental média de US$ 0,01 por pesquisa com anúncios de busca, o que é uma fração da nossa estimativa por busca do Google”.

Segundo o Business Insider, com isso, o Bank of America vê o potencial de monetização da busca até maior do que o valor do Instagram, que é de aproximadamente US$ 4 bilhões.

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Alguns analistas, entretanto, vão contra: embora exista potencial para conteúdo comercial relevante, não é o caso visto nas buscas do Facebook, já que a rede social as vê como uma maneira de ajudar as pessoas a encontrar conteúdos mais relevantes e mantê-las por mais tempo na rede social – e assim, possam ver os anúncios do feed de notícias.

O próprio Zuckerberg também deu sua opinião: durante o anúncio dos resultados do segundo trimestre de 2014, ele disse que “a busca pelo Facebook vai ser uma viagem de muitos anos”.

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