EUA aprovaram mais de 1,1 mi de vistos de brasileiros em 2023

Resultado reflete esforços para reduzir tempo de espera nas entrevistas de visto

Maria Luiza Dourado

Edifício do Departamento do Tesouro dos EUA, em Washington (Bloomberg)

Publicidade

Em 2023 foram emitidos 1.125 milhão de vistos americanos para brasileiros interessados em viajar para os Estados Unidos. O resultado histórico é fruto de ações para agilizar o processo, segundo autoridades norte-americanas.

Em nota, a Embaixada e os Consulados dos EUA no Brasil afirmaram que “esse aumento notável reflete os esforços coordenados por nossos consulados em todo o país para reduzir os tempos de espera para entrevistas de visto e proporcionar um processo de solicitação simplificado”.

A seção consular de São Paulo foi a campeã em número de vistos aprovados, com 517 mil, seguida da seção do Rio de Janeiro, com 230 mil, Brasília, com 173 mil, Porto Alegre, com 118 mil, e Recife, 87 mil.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Estamos entusiasmados em testemunhar um aumento tão substancial nas emissões de vistos. Esta conquista destaca não apenas os laços fortes entre nossas duas nações, mas também demonstra o crescente interesse dos brasileiros em explorar oportunidades de turismo e educação nos EUA”, disse Scott Riedmann, ministro conselheiro interino para Assuntos Consulares da Embaixada e Consulados dos EUA.

A embaixada norte-americana informou que aumentou o número de funcionários consulares em todo o país em 2023, abrindo centenas de milhares de novos agendamentos. Vistos para estudantes que retornam aos estudos foram priorizados e o processo de renovação de vistos foi simplificado.

“Essa conquista histórica serve como testemunho de nosso contínuo comprometimento e dedicação a expandir e aprimorar a eficiência de nossas operações consulares para atender a essa demanda histórica”, finalizou.

Maria Luiza Dourado

Repórter de Finanças do InfoMoney. É formada pela Cásper Líbero e possui especialização em Economia pela Fipe - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.