Combustíveis nas alturas

Ao menos 6 estados anunciam redução do ICMS sobre etanol hidratado

Combustíveis, energia elétrica e telecomunicações já tiveram redução no imposto estadual

Por  Equipe InfoMoney -

Os estados de Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e São Paulo anunciaram na segunda-feira (18) a redução na alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do etanol hidratado.

Em São Paulo, a alíquota passou de 13,3% para 9,57%, e estimativa do governo estadual é que o preço na bomba caia R$ 0,17. Ela caiu de 16% para 9,29% em Minas Gerais, de 18% para 12% no Paraná e de 17% para 14,17% em Goiás.

Segundo a Associação das Indústrias Sucroenergética de Minas Gerais (Siamig), a redução no estado deve levar a uma queda de R$ 0,33 no litro do biocombustível nos postos.

Em São Paulo, em Minas, no Paraná e em Goiás, o ICMS sobre o biocombustível está abaixo do limite aprovado pelo Congresso Nacional recentemente (de 17% a 18% para combustíveis, gás natural, energia elétrica, telecomunicações e transporte coletivo, que passaram a ser considerados bens essenciais).

Os quatro estados são os maiores mercados de etanol do Brasil, e analistas dizem que as reduções devem impulsionar a demanda pelo biocombustível. Com o aumento da demanda por etanol, as usinas brasileiras podem produzir mais combustível e reduzir a produção de açúcar.

Até o momento, 11 estados e o Distrito Federal entraram com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a lei. Eles alegam que terão perdas bilionárias de receita com a redução na alíquota do ICMS, que podem comprometer investimentos obrigatórios em saúde e educação.

(Com Agência Brasil, Estadão e Reuters)

Planeje seus gastos
Baixe de graça a planilha de controle financeiro com todos os cálculos para monitorar seus gastos mensais e veja um resumo sobre a evolução do seu orçamento ao longo do ano:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.
Compartilhe