Enquete: maioria dos leitores planeja orçamento e poupa para realizar sonhos

Segundo enquete do portal InfoMoney, 69% dos leitores afirmaram que são controlados e seguem o próprio planejamento

SÃO PAULO – Os brasileiros parecem estar se acostumando a poupar mais e a planejar o orçamento familiar para conseguir realizar objetivos futuros. Ao menos, é o que indica o resultado da enquete do portal InfoMoney, realizada com 2.543 usuários, que perguntava aos leitores: “como é a sua relação com o dinheiro?”.

A maior parte dos respondentes (69%) afirmaram que são controlados e seguem o próprio planejamento, poupando para a realização de sonhos. Já 20% dos leitores que responderam afirmaram que procuram planejar, mas que nem sempre as contas fecham no final do mês.

Por fim, 11% afirmaram que o dinheiro nunca chega ao final do mês, conforme a tabela a seguir:

Como é a sua relação com o dinheiro?VotosPercentual
Sou controlado e sigo meu planejamento, poupando para a realização de sonhos174769%
Procuro planejar, mas nem sempre as contas fecham no final do mês51820%
O dinheiro nunca chega ao final do mês27811%


Organizando as contas
De acordo com especialistas em finanças, para aqueles que não conseguem ter um bom controle dos gastos, uma boa dica é colocar todas as receitas e despesas familiares na “ponta do lápis”, fazendo uma planilha de orçamento.

Um dos pontos mais importantes é anotar todos os gastos, mesmo aqueles que possam parecer irrelevantes, como um cafezinho na padaria ou um sorvete no final da tarde. Acredite, no final do mês, a soma de todos estas pequenas despesas pode fazer uma grande diferença entre um orçamento no azul ou no vermelho.

A partir daí, tendo ciência de todos os gastos, é possível identificar aquilo que pode ser cortado para que a família consiga fazer uma poupança e realizar investimentos mensalmente.