Publicidade
SÃO PAULO – A utilização do coletor solar para aquecimento de água nas residências pode gerar uma economia de 15% a 20% nos gastos na conta de luz, de acordo com o chefe da Divisão de Suporte Técnico de Conservação de Energia da Eletrobrás/Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), Emerson Salvador.
O valor é estimado com base no consumo de energia de um chuveiro elétrico – que não seria usado para aquecer a água -, que representa cerca de 24% do valor da conta de luz nas residências.
Economia
Quando usada a luz solar, sem dúvida haverá diminuição nesse gasto, mas variando de acordo com a região – tempo de insolação. “A diminuição da fatura poderá ser de 24% somente se tivermos todos os dias do ano ensolarados, fato muito difícil de acontecer”, afirmou Salvador.
InfoMorning
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro
Além disso, as características do chuveiro que está sendo substituído e da resistência interna do reservatório de água quente acoplado ao chuveiro também interferem na diminuição do gasto com a conta de luz.
Investimento inicial
Os coletores solares têm como função principal o aquecimento da água por meio da energia solar, sendo os mais comuns utilizados para aquecer o chuveiro e as torneiras do estabelecimento. No entanto, no Brasil, eles ainda são pouco difundidos, por causa do preço.
Os aquecedores são vendidos de acordo com o tamanho da família, porque são divididos com a capacidade de litros de água que conseguem armazenar. Para uma família de quatro pessoas, o mais indicado é o de 400 litros.
Continua depois da publicidade
Para se ter uma idéia, o aquecedor de 400 litros da empresa Colsol sai por R$ 1.653 (na Americanas.com), enquanto o aquecedor de 200 litros da empresa Belosol, também na Americanas.com, custa R$ 699.
A análise sobre as vantagens de investir em energia solar deve ser feita com base no investimento e retorno. Veja se o gasto cabe em seu orçamento e procure facilidades de pagamento.
Residências
De acordo com os dados do Procel e da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), o setor residencial responde por quase 25% do consumo total de energia elétrica no país.
Continua depois da publicidade
O aquecimento de água para banho é responsável por aproximadamente 6% de todo o consumo nacional de energia elétrica no total e, no horário de pico (entre 18h e 21h), por 20% da demanda do sistema.