Empresa de ex-ABBA compra catálogo da banda Kiss por cerca de US$ 300 milhões

Empresa sueca fundada pelo ex-ABBA Björn Ulvaeus vai investir em produtos com versões digitais da banda para alcançar novos públicos; recentemente, empresa fez um acordo com Cyndi Lauper

Roberto de Lira

Banda Kiss, que vendeu direitos de músicas, marca e propriedade intelectual (Pophouse/Divulgação)

Publicidade

Responda rápido: o que o ABBA tem a ver com o Kiss? Ainda que sejam do ramo da música pop, os estilos não combinam, mas a aproximação no mundo dos negócios e no futuro da industrial musical ficou mais estreita a partir de hoje.

A empresa sueca de entretenimento e música Pophouse fechou nesta quinta-feira (4) um acordo histórico com a icônica banda de rock Kiss, adquirindo o catálogo de suas músicas, a marca e os direitos de propriedade intelectual, num contrato de valor não revelado, mas que foi estimado em mais US$ 300 milhões. O acordo envolve todos os direitos de gravações master e de publicação.

A Pophouse, empresa cofundada por Björn Ulvaeus, um dos ex-integrantes do ABBA, tem investido em desenvolver atividades de construção de marca em música e entretenimento, como no caso do inovador show ABBA Voyage, em Londres.

Continua depois da publicidade

Utilizando uma tecnologia de ponta criada pela empresa de efeitos especiais de George Lucas, a Industrial Light & Magic, os fãs puderam assistir a um show completo da banda sueca em seu auge, realizado por seus avatares digitais.

Segundo comunicado oficial da empresa, trabalhando em estreita colaboração com o Kiss, a Pophouse “seguirá sua abordagem única e de valor agregado de aproveitar sua experiência criativa e narrativa interna de classe mundial para desbloquear novos públicos e fluxos de receita”.

O Kiss vendeu mais de 100 milhões de discos em todo o mundo, ao longo de seus 50 anos de carreira, encerrada numa turnê no ano passado.

Continua depois da publicidade

Como parte da parceria, a Pophouse informou que criará versões digitais do Kiss que permitirão que “a banda e suas personas únicas vivam para sempre”.

Kiss digital

O projeto, já em andamento, foi antecipado no último show do Kiss no Madison Square Garden, em Nova York, em 2 de dezembro de 2023, quando, para surpresa do público, os avatares do Kiss fecharam a noite com uma versão do hino ‘God Gave Rock And Roll To You’, que tradicionalmente encerrava as apresentações da banda.

“Através de uma combinação mágica de tecnologia de ponta e criatividade incomparável, o Pophouse trará a experiência completa e autêntica do Kiss para os fãs existentes e novos nos próximos anos”, disse a empresa. O show de avatares está planejado para ser lançado em 2027.

Publicidade

“Sempre fomos inovando na cultura popular, e essa parceria vai garantir que continuemos a fazê-lo nos próximos anos. Porque o que a Pophouse está fazendo é quebrar regras. Já temos vários planos em desenvolvimento, onde o show de avatar é um, um filme biográfico outro e uma experiência temática do Kiss, um terceiro. O futuro não poderia ser mais empolgante!”, diz Gene Simmons, baixista e cofundador do Kiss.

A parceria com o Kiss marca o segundo investimento da Pophouse fora da Suécia, após a aquisição do catálogo musical de Cyndi Lauper.