De chamadas a mensagens: voos na Europa terão 5G a bordo para passageiros

Previsão é que até 30 de junho de 2023, as aeronaves que circulam na região estejam equipadas com a tecnologia

Equipe InfoMoney

Publicidade

O “modo avião” está com os dias contados: ao menos nas viagens aéreas realizadas entre os países membros da União Europeia. A previsão é que até 30 de junho de 2023, as aeronaves que circulam na região tenham 5G fornecido aos passageiros a bordo.

O prazo foi anunciado em uma publicação da Comissão Europeia, que diz que os consumidores poderão usar os dados 5G para fazer chamadas, enviar mensagem de textos e utilizar streaming normalmente.

“O 5G permitirá serviços inovadores para as pessoas e oportunidades de crescimento para as empresas europeias. O céu não é mais um limite quando se trata de possibilidades oferecidas pela conectividade rápida e de alta capacidade”, afirmou Thierry Breton, membro da Comissão Europeia em comunicado.

Continua depois da publicidade

Para que o sinal chegue nos voos, as aeronaves deverão ter a bordo o chamado “picocell“, uma espécie de roteador de grande potência que, geralmente, funciona via satélite e é capaz de criar uma rede entre o avião e a móvel terrestre.

O bloco inclui 27 países e ainda não há detalhes de como vai funcionar a implementação.

Em nota, a Comissão Europeia explicou que, desde 2008, reservou determinadas frequências para comunicações móveis nas aeronaves, permitindo às companhias aéreas fornecer wi-fi durante os voos, mesmo que limitada. “Esta atualização abre caminho para a implantação generalizada de serviços 5G”, diz o texto.

Continua depois da publicidade

A Comissão adotou um plano de ação 5G para a Europa em 2016 para garantir a implantação antecipada de infraestrutura em toda a região. O objetivo inicial do plano era começar a lançar serviços 5G em todos os membros da UE até ao final de 2020 garantindo cobertura em áreas urbanas e ao longo das principais vias de transporte até 2025. No entanto, com a pandemia de Covid-19, o cronograma de implementação atrasou.

Ainda não há detalhes do novo cronograma, mas a liberação do 5G em voos dentro da região dos países participantes do bloco já é um avanço. A Comissão também deve disponibilizar as faixas 5G para Wi-Fi no transporte rodoviário, em carros e ônibus.

E no Brasil?

A utilização de celulares foi proibida em aviões em todo mundo pelo receio de que eles pudessem atrapalhar a comunicação entre aviões e as torres de controle. Mas aos poucos esse conceito vem perdendo força.

Publicidade

No caso do Brasil, a própria Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) já explicou que estudos realizados não revelaram riscos de interferência entre o uso típico de redes celulares na faixa de 3,5 GHz (adotada pelo Brasil para o 5G) e os equipamentos de radionavegação aeronáutica.

A agência aprovou as regras para 5G perto de aeroportos em julho, na faixa entre 3.3 e 3.7 GHz. O InfoMoney contatou a Anatel para saber se a possibilidade de usar o 5G dentro do avião está na agenda de implementação por aqui e aguarda uma resposta do órgão.

Em nota, a Anatel explicou que esse definição fica por conta da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), que, por sua vez, explicou que acompanha a evolução da implantação da tecnologia 5G em conjunto com a Anatel, “fazendo interlocuções com o órgão sobre a convivência segura entre os serviços de radionavegação aeronáutica e o serviço de telefonia móvel desde 2021.”

Continua depois da publicidade

Como a implantação da tecnologia 5G na telefonia móvel brasileira ainda está nos estágios iniciais de distribuição, “por ora não há previsão de implementação de operações 5G em voos no território brasileiro”, diz a Anac.

Ainda, a agência explicou que a qualquer decisão nesse sentido dependerá de “ações das operadoras de telefonia em conjunto com os operadores aéreos, sob regulação da Anatel e Anac, em seus devidos âmbitos.”

O 5G começou a funcionar em todas as capitais do Brasil em outubro. Quem possui aparelhos de celulares específicos já experimenta as vantagens da tecnologia.