Publicidade
SÃO PAULO – Mais consumidores dos países desenvolvidos do que dos emergentes pretendem cortar gastos este ano, para fazer frente à crise, revelou uma pesquisa realizada pelo BCG (The Boston Consulting Group).
De acordo com a pesquisa, uma média de 59% dos consumidores de mercados desenvolvidos e de 43% dos mercados emergentes planejam diminuir os gastos este ano. Os dados constam no estudo “Winning Consumers Through the Downturn”, realizado pelo BCG com 21,8 mil consumidores em 13 países.
No grupo dos emergentes, 55% dos brasileiros disseram que vão diminuir os gastos este ano, enquanto 57% deram a mesma resposta na Rússia, 34%, na Índia, e 26%, na China. Já no bloco dos desenvolvidos, nos Estados Unidos, 73% das pessoas devem diminuir os gastos neste ano, ante 63% na União Europeia, 47% no Japão e 53% no Canadá.
InfoMorning
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro
Respostas
Confira na tabela abaixo as respostas dadas pelos entrevistados, em relação ao orçamento:
| País | Diminuir gastos | Manter gastos | Aumentar gastos |
| Estados Unidos | 73% | 21% | 6% |
| Europa | 63% | 32% | 4% |
| Japão | 47% | 36% | 17% |
| Canadá | 53% | 37% | 10% |
| Brasil | 55% | 32% | 13% |
| Rússia | 57% | 37% | 6% |
| Índia | 34% | 50% | 16% |
| China | 26% | 50% | 25% |
| México | 42% | 43% | 15% |
Fonte: BCG
Destaque
O estudo destaca uma categoria de produtos que sofreu bastante com a crise, a de beleza. Perfumes, cosméticos, produtos para banho, dentre outros, experimentaram crescimento sólido em anos recentes, mas estão sofrendo com a queda nas vendas. A pesquisa confirma que os consumidores planejam cortar gastos nessas categorias nos próximos meses.
Continua depois da publicidade
Embora os gastos tenham diminuído na maioria dos mercados, mais consumidores dos Estados Unidos do que do Japão e da Europa cortaram gastos com produtos de cuidado pessoal ou pretendem fazer isso.
Para produtos de cuidado da pele e do cabelo, consumidores estão mais sensíveis aos preços e disseram que estão correndo atrás de promoções.