Publicidade
SÃO PAULO – Impulsionado pelo crédito e pelos ganhos reais de renda, o consumo das famílias brasileiras avançou 6,6% no ano passado, segundo revelam dados do Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica (PIB Mensal), divulgado nesta terça-feira (22).
Na comparação anual entre o mês de dezembro do ano passado e de 2009, houve alta de 6,1%. Frente ao mês imediatamente anterior, o consumo das famílias subiu 0,5%.
Demanda no PIB
A tabela abaixo mostra a variação de cada componente da demanda no PIB em dezembro de 2010, na comparação com o mesmo período de 2009 e com novembro de 2010, além da variação acumulada no ano:
InfoMorning
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro
| Componente | Dezembro 2010 /Dezembro 2009 |
Dezembro 2010 / Novembro 2010 | Acum. do ano |
| Consumo das famílias | 6,1% | 0,5% | 6,6% |
| Consumo do governo | 1,8% | 0,3% | 3,5% |
| FBCF* | 11,2% | 2,5% | 21,5% |
| Exportações de bens e serviços | 20,8% | 4,8% | 11,9% |
| Importações de bens e serviços | 23,5% | 0,1% | 36,2% |
(*) FBCF – Formação Bruta de Capital Fixo – representa o investimento em produção, ou seja, o quanto as empresas aumentaram os seus bens de capital (máquinas e equipamentos principalmente) em determinado período.
Oferta no PIB
De acordo com o relatório, considerando a oferta agregada, o destaque positivo em 2010 ficou com o setor de indústria, que avançou 10,3%. No que diz respeito aos setores de serviços, houve variação de 5,3% no período analisado. Já a agropecuária cresceu 5,9%.