Consumidor decide o que comprar no ponto de venda

Cerca de 85% das pessoas não planeja compras, enquanto 54% gasta mais do que pretendia; comerciantes investem em campanhas no ponto de venda

Equipe InfoMoney

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SÃO PAULO – A afirmação é resultado de um levantamento feito pela Integration Consultoria Empresarial, mas não chega a surpreender já que, apesar da melhora nos últimos anos, um número relativamente grande de pessoas ainda não planeja seus gastos.

A tendência é particularmente importante para os varejistas, que se aproveitam da falta de planejamento dos consumidores para tentar impulsionar as vendas neste Final de Ano.

Maioria não planeja gastos

Segundo o levantamento da Integration, cerca de 85% dos entrevistados confirmou que não planeja suas compras, acabando por decidir o que comprar no ponto de venda. Diante desta postura, não é de se estranhar que a maioria, cerca de 54% do total, acabe gastando mais do que pretendiam.

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Outra constatação interessante é a de que 60% dos consumidores não vão às compras sozinhos, o que acaba estimulando os gastos adicionais, já que o que era uma obrigação se transforma em um passeio. Esta tendência se confirma ao se constatar que 74% dos consumidores passam por quase todos os corredores do supermercado, ficando assim mais vulneráveis à tentação de comprar supérfluos.

Maior ênfase no ponto de venda

Levando esta tendência em consideração, a maioria dos varejistas está revendo suas estratégias de venda de forma a concentrar mais esforços no ponto de venda. Fatores como localização e boa disposição dos produtos, passaram a ser indispensáveis para que o consumidor tome sua decisão.

Exatamente por isto os varejistas investem cada vez mais em pesquisas para entender o que motiva a decisão de consumo, de forma a definir mix de produtos, exposição e promoção adequada aquele consumidor.

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No passado, as compras em geral eram feitas pela dona de casa, que tinha mais tempo para planejar suas compras, fazendo listas do que pretendia comprar. Atualmente, a maioria das mulheres trabalha, e a rotina, mesmo das donas de casa, está cada vez mais corrida, de forma que muitas vezes os consumidores acabam não tendo tempo para planejar suas compras. Desta forma, passam a ser mais suscetíveis aos esforços de marketing no ponto de venda.