Confiança do consumidor sobe pela sexta vez seguida em outubro

De acordo com levantamento da ACSP, INC subiu um ponto em relação ao mês de setembro, atingindo 136 pontos

Publicidade

SÃO PAULO – De acordo com a ACSP (Associação Comercial de São Paulo), o INC (Índice Nacional de Confiança do Consumidor) avançou um ponto em relação a setembro, ficando em 136 pontos em outubro. Esse foi o sexto aumento consecutivo do índice.

Já na relação entre outubro e o mesmo mês de 2008, quando o índice estava em 140 pontos, houve queda de quatro pontos.

O estudo, feito pela Ipsos Public Affairs e divulgado nesta quinta-feira (5) pela ACSP, indica otimismo quando está acima de 100 pontos e pessimismo quando se encontra abaixo dessa pontuação.

Destaque

A região Norte/Centro-Oeste continua a mais otimista, com uma pontuação de 156 pontos, ficando acima da média nacional. Em seguida, aparecem a região Sul, com 143 pontos, e a Sudeste, com 141 pontos.

Segundo a pesquisa, que ouviu mil pessoas em nove regiões metropolitanas do País, o Nordeste aparece como a localidade menos otimista, com 115 pontos, seis a menos do que o registrado em setembro (121 pontos).

Expectativas para o futuro

A parcela de pessoas que acham que a economia em que vivem estará mais forte nos próximos seis meses é de 45%. Já o índice das que acreditam que a economia local estará mais fraca ficou em 12%, em outubro.

Continua depois da publicidade

Por fim, o percentual das pessoas que dizem achar que sua situação financeira pessoal estará um pouco ou muito melhor daqui a seis meses alcançou 59% no mês passado, enquanto a parcela dos que consideram que ela estará pior ou muito pior foi de apenas 9%.