Concierge, escolta, make, massagem e drinks exclusivos: qual é o custo do luxo no Carnaval?

Camarotes de Anhembi, Sapucaí e Salvador oferecem experiências exclusivas que atraem endinheirados e famosos para a folia

Gilmara Santos

Espaço de maquiagem do Camarote Brahma (Crédito: @timedefoto)

Publicidade

Considerada uma das maiores festas populares do mundo, o Carnaval reúne milhares de pessoas para curtir a folia atrás de trio elétrico e em desfiles nos bloquinhos de rua ou nos sambódromos. Para os foliões que buscam uma experiência mais exclusiva, os camarotes nos principais circuitos carnavalescos do país garantem entretenimento com muita sofisticação.

Conhecido mundialmente pelas suas belezas naturais e também pelo grandioso Carnaval, o Rio de Janeiro conta com 25 camarotes da Sapucaí, a avenida do samba mais famosa desta época do ano. Um deles é o Camarote Nº1, antigo Camarote Brahma, que completa 34 anos de Sapucaí com a expansão de 40% de seu espaço. “Mesmo com a expansão física, mantivemos a capacidade de público para dar mais conforto e entregar uma experiência melhor ainda aos foliões”, comenta Marcio Esher, sócio do Nº1. A capacidade do camarote gira entre 3.000 e 3.200 pessoas por noite.

De acordo com o empresário, a experiência começa já na chegada ao credenciamento. Em um hotel próximo ao aeroporto Santos Dumont, localizado na região central da capital fluminense, os foliões retiram e customizam suas camisetas e começam a usufruir das experiências que terão durante a festa. É possível tomar chope e drinks apreciando a vista diante dos principais cartões-postais da cidade. Dali também sai o transfer para o camarote.

Planilha Gratuita

O seu bolso vai agradecer

Organize a sua vida financeira com a planilha de gastos do InfoMoney; download liberado

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

No camarote, marcas parceiras realizam ações que vão desde maquiagens, massagens até a distribuição de chinelos. Gastronomia de alto padrão, drinks e chope e uma parede com garrafas de bebidas de marcas renomadas para que a própria pessoa prepare o seu próprio drink completam a experiência.

Além disso, quem está no camarote tem direito a usufruir de uma área reservada bem ao lado da avenida. Se a intenção é ter algo ainda mais exclusivo, o Nº1 conta com um lounge que tem garçom próprio e finger food. “Esses espaço tem sido muito buscado para empresas realizarem ações corporativas, mas tem também grupo de pessoas físicas que reservam o local”, comenta Esher. O valor para ter toda a comodidade da área vip chega a R$ 6.000 por pessoa, que já está completamente ocupado. Para o camarote, poucas opções ainda estavam disponíveis até a publicação desta reportagem, com ingressos custando cerca de R$ 3.550.

Em São Paulo, os desfiles começam no dia 9 (sexta-feira). Com 95% dos ingressos vendidos, o Camarote Bar Brahma espera receber cerca de 6.000 pessoas por dia de desfiles e conta com uma área exclusiva chamada de Varanda Vip, que une os serviços da Varanda Platinum com a Área Vip.

Continua depois da publicidade

O local, além de ter uma visão privilegiada dos desfiles e dos shows exclusivos do espaço, conta com assentos nas arquibancadas, com tratamento especial e que dão direito a concierges, que irão auxiliar os foliões no que for necessário durante o evento, além de open bar, pontos de alimentação exclusivos e mesa de frios, paredões de chope e destilados, bares com bebidas exclusivas e ingredientes adicionais, para que os foliões montem seus próprios drinks.

O folião tem ainda à disposição espaços relax e beauty, para quem precisar dar uma pausa na curtição e relaxar, ou dar um “up” na make. “O camarote tenta construir uma experiência à parte, complementar à apresentação da escola de samba”, comenta Caire Aoas, sócio da Diverti, produtora do evento.

Ele explica que essa experiência pode começar já no hotel na entrega do kit folião. Por lá, o folião tem um open bar à disposição. No Expo Center Norte, local de encontro para o transfer, além de bebidas, tem toda uma gastronomia à disposição, com café da manhã no fim do evento. E que tal participar do desfile? O Camarote Brahma tem parceria com algumas escolas e o folião que quiser (e comprar o serviço) pode desfilar na Ala Bar Brahma. De acordo com ele, o valor para usufruir do camarote varia entre R$ 4.000 e R$ 6.000 para ter a experiência completa, lembrando que para ter acesso à ala exclusiva o valor é pago à parte, na faixa de R$ 700, mas todos esses ingressos já estão esgotados.

Nos últimos anos, Salvador despontou como um dos destinos favoritos de quem quer cair na folia. Cerca de 90% dos participantes do evento são compostos por turistas. Para encantar o público, além de trio elétricos, os camarotes trazem entretenimento com muita música, serviços, gastronomia e bebidas de alto padrão. Ano após outro, os camarotes soteropolitanos vêm ficando mais sofisticados.

No Camarote Salvador, a expectativa é receber cerca de 5.000 turistas por dia. “Salvador vem se firmando como um dos destinos favoritos dos brasileiros. Por isso, decidimos proporcionar um conceito de hospitalidade especialmente para os frequentadores do Camarote Salvador. Mais do que apresentar a maior festa de Carnaval, queremos criar memórias inesquecíveis e favorecer conexões”, afirma Luciana Villas
Boas, diretora-executiva da Premium Entretenimento.

Entre os diferenciais do local, Luciana destaca a gastronomia alto padrão, bares, garçons volantes, customização do abadá, spa, make, além de shows internos em 2 palcos simultâneos. O folião pode optar ainda pelo hotel oficial do camarote, que oferece um atendimento personalizado com transfer Vip com escolta até a entrada do evento, acesso a um salão de beleza exclusivo, concierge 24 horas e spa relaxante, além de diversas ações com as marcas patrocinadoras e um stand especial para a customização das camisas.

O valor para o ingresso masculino é de R$ 4.500 e R$ 3.500 para o feminino. Já o pacote hotel e camarote pode chegar a R$ 35 mil, lembrando que o hotel só vende 6 diárias, que é o período inteiro do Carnaval.

Gilmara Santos

Jornalista especializada em economia e negócios. Foi editora de legislação da Gazeta Mercantil e de Economia do Diário do Grande ABC.